UOL Esporte Hipismo
 
16/12/2007 - 23h02

Pernambuco leva maioria dos prêmios do Circuito N/NE de saltos

Paula Almeida
No Recife*
Terminou neste domingo no Recife a sétima e última etapa do Circuito Norte/Nordeste de saltos. A competição, que durou quatro dias e foi acompanhada de perto por dirigentes da Confederação Brasileira de Hipismo e das federações eqüestres nordestinas, foi encerrada com duas provas especiais que não contavam pontos para o ranking do Circuito.

Escola: Laís de Melo Beltrão (AL)

Estreante: Lucas Dantas Medeiros (PB)

Aspirante 1: Raquel Martins Seurat (CE)

Aspirante 2: Fernanda Souza (SE)

Amador iniciante: Marcelo Andrade (PE)

Amador especial: Ana Beatriz de Vasconcelos (PE)

Amador: Luciana Pontes de Miranda (PE)

Mini-Mirim: Bárbara Travassos Bandeira (AL)

Infantil: Pedro Tinoco (RN)

Mirim: Guilherme Saraiva Junior (PE)

Juvenil: Celso Westphalen Neto (AL)

Junior: Fabio Genes (PE)

Sênior: Ivo Roza Filho (CE)

CAMPEÕES DO CIRCUITO
N/NE POR CATEGORIA
Na principal disputa do dia, a especial Divepe Ford, que tinha o campeão pan-americano por equipes César Almeida como participante, quem levou a melhor foi o pernambucano Jorge Rafael, que compete pelo Rio de Janeiro. O ginete não apenas desbancou Cesinha como também atletas da região e outros do eixo sul-sudeste. Irineu Gehlen Filho, do Rio Grande do Sul, ficou com a segunda colocação. A venezuelana Loisse Garcia, que está associada à federação do Rio, ficou em terceiro.

No Mini GP Sítio Chuim, o jovem cearense Ivo Roza Filho, de 22 anos, confirmou o status de sensação da etapa pernambucana e garantiu o primeiro lugar, seguido pelo paulista Vitor Pacifico e pelo mineiro Pedro Paulo Lacerda.

No sábado, foram premiados os vencedores das 13 categorias que compõem o ranking N/NE. Entre os estados, destaque para Pernambuco, não apenas por sediar o evento, mas por contar com cinco premiados. Entre eles está Guilherme Saraiva Junior, filho do presidente da Federação Eqüestre de Pernambuco, que venceu a categoria mirim e foi eleito o destaque hípico da temporada.

Entre os atletas de outros estados, os dois principais nomes foram o próprio Ivo Roza Filho, que também subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria sênior, e Amanda Pedrosa, de oito anos, vice-campeã da categoria estreante e revelação do ano no Circuito.

Ao todo, R$ 80 mil foram distribuídos em premiação. Cerca de 350 conjuntos participaram da competição. A próxima edição do Circuito Norte/Nordeste acontece em março de 2008, mais uma vez em Recife.

*A repórter Paula Almeida viajou ao Recife a convite da organização do evento e da CBH

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host