UOL Esporte Hipismo
 
03/10/2008 - 13h44

Boicote europeu é descartado, e evento de Doda e Athina está garantido

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após a polêmica envolvendo um possível boicote dos conjuntos europeus ao Athina Onassis International Horse Show, o evento, patrocinado pela herdeira de ascendência grega e por seu marido, o cavaleiro brasileiro Doda Miranda, está garantido. A definição ocorreu nesta sexta-feira, com a garantia de que ginetes e montarias do Velho Continente virão ao Brasil.

Em encontro realizado na quinta-feira, autoridades do ministério da agricultura da Comunidade Européia aceitaram liberar seus conjuntos para a etapa brasileira que encerrará o Circuito Mundial de Saltos.

A liberação, porém, esteve a ponto de não acontecer. Com o surgimento de um caso isolado de mormo - doença eqüínea - em Santo André, os europeus ameaçaram não vir ao Brasil devido a uma norma continental segundo a qual cavalos que tenham estado em qualquer país com caso de mormo confirmado não podem retornar à Europa em menos de seis meses.

Para evitar o boicote europeu e um rombo financeiro significativo - mais de US$ 14 milhões foram investidos -, a organização comprometeu-se a tomar todas as medidas para que o transporte das montarias fosse feito de maneira segura e que, durante sua estada no Brasil, os cavalos não tivessem contato com qualquer animal que resida no país.

Os europeus aprovaram as precauções oferecidas pelos organizadores e liberaram seus conjuntos, viabilizando a realização do evento. A data das provas, porém, segue adiada em uma semana, de 15 a 19 de outubro (antes seria entre os dias 8 e 12), para que os competidores possam desembarcar em São Paulo e adaptar-se a tempo.

Os ingressos continuarão válidos para os dias da semana correspondentes. Entretanto, a devolução do dinheiro está garantida a quem não puder acompanhar o evento nas novas datas. Uma central telefônica de atendimento foi disponibilizada para a resolução de dúvidas: (11) 5102 2531 ou (11) 5102 2740.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host