UOL Esporte Hipismo
 
17/10/2008 - 14h53

Brasil faz dobradinha em São Paulo; cavalo de Pessoa é prata

Do UOL Esporte
Em São Paulo (SP)
Mais uma vitória brasileira no Concurso Athina Onassis e desta vez com direito a dobradinha. Na quinta prova da competição, nesta sexta-feira, em São Paulo, o cavaleiro Álvaro Miranda, o Doda, conseguiu sua segunda conquista. Na prova, de dificuldade progressiva, Pedro Vennis chegou em segundo, com cavalo de Rodrigo Pessoa.

Doda, que já havia ficado com a vitória na disputa do Gerdau Prize, na quinta-feira, voltou a ter o melhor desempenho e se garantiu como o único ginete do país na final do Global Tour, que acontece sábado, a partir das 15h30.

Na prova de dificuldade progressiva, ele montou a égua AD Ornella e não cometeu faltas nos dez obstáculos pelos quais teve de passar. A disputa é caracterizada por aumentar a altura dos obstáculos, partindo de 1,35 m e chegando a 1,65 m.

Para garantir o triunfo, fez o melhor tempo, com 42s85, logo à frente de Vennis (com o cavalo Palouchin de Ligny). O segundo colocado somou 65 pontos e fez o percurso em 43s26. Completou o pódio o conjunto belga formado por Gregory Wathelet e a montaria Crushing Z, com o tempo de 45s25.

"Este tipo de prova coloca em cheque a calma e a paciência do conjunto. De nada adianta saltar nove obstáculos perfeitamente e entrar cansado para o último, que é decisivo", explicou Doda. "O décimo obstáculo é comparado ao momento em que se bate um pênalti. É tudo ou nada. O ideal é dosar a velocidade e não cansar demais o animal para que ele chegue bem ao final da prova."

Já Vennis agradeceu a Rodrigo Pessoa. O cavaleiro, que está suspenso por doping e desistiu de tentar na justiça uma vaga na competição, cedeu a montaria Palouchin de Ligny para o compatriota. "Estou muito satisfeito com este resultado e agradeço ao Rodrigo por ter me emprestado seu cavalo. É uma montaria excelente e foi maravilhoso ter ficado com a segunda colocação. Agradeço a confiança que ele depositou em mim", comemorou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host