Topo

Ehning desbanca favorito e conquista maior premiação da história do hipismo

Marcus Ehning tem percurso perfeito, leva título<br>do Global Champions Tour e fatura 427 mil euros - Alexandre Vidal/Foto BR/Divulgação
Marcus Ehning tem percurso perfeito, leva título<br>do Global Champions Tour e fatura 427 mil euros Imagem: Alexandre Vidal/Foto BR/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/08/2010 22h50

Marco Kutscher liderava com folga o ranking do Global Champions Tour e precisava de pouco para garantir o título. No entanto, o alemão falhou neste sábado e viu o compatriota Marcus Ehning sagrar-se campeão da temporada na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. Com um agregado de prêmios, o cavaleiro faturou 427 mil euros – a maior premiação individual da história do hipismo.

Ehning levou 300 mil euros pelo título do GCT 2010, além dos 100 mil euros pelo título do Grande Prêmio no Brasil e mais 27 mil por ter sido eleito o melhor cavaleiro da Athina Onassis International Horse Show. O alemão foi impecável neste sábado e desbancou o favorito.

Marco Kutscher, que liderava com folga o ranking do GCT com 215 pontos, só precisava garantir vaga no segundo percurso da final para sagrar-se campeão por antecipação. No entanto, ele cometeu duas penalidades na primeira passagem e não ficou entre os 18 melhores para a segunda volta.

Segundo colocado no ranking, Ehning conseguiu uma pista perfeita e só precisava terminar em TOP 3 para erguer o troféu. No dorso de Noltes Küchengirl, o cavaleiro alemão foi o mais rápido no desempate marcando 33s23 e triplo zero (sem penalidades na primeira e segunda voltas, além do desempate) e ficou com o título.

O vice-campeão do Global Champions Tour 2010 foi o compatriota Marco Kutscher, seguido pela australiana Edwina Alexander. Como prêmio, o segundo colocado ganhou 190 mil euros e a terceira 120 mil euros. No Grande Prêmio com obstáculos a 1,60m, o conjunto irlandês Denis Lynch/All Inclusive ficou com a segunda colocação, com o tempo de 33s50 (triplo zero), seguido por Edwina Alexander/Cevo Itot du Château, 34s01 (triplo zero).

"Eu não consigo acreditar até agora no que aconteceu. É incrível! Jamais imaginava que isso poderia acontecer. Realmente aquele passarinho me deu muita sorte ontem [sexta] e hoje [sábado], vou guardar o culote para sempre como amuleto", comemorou Ehning, referindo-se ao passarinho que carimbou o seu culote antes de entrar na pista de 1,45m na sexta da qual foi vencedor e ganhou 31.250 mil euros.

"Não poderia ter escrito um final melhor para um livro. Não é uma vergonha ficar em segundo, o Ehning fez uma ótima temporada e principalmente neste final de semana. Estou há pouco tempo com esse cavalo, mas mesmo se eu trouxesse a minha montaria principal, o Cash, isso não seria garantia de que não cometeria penalidades", explicou Kutscher.

O melhor brasileiro no GP de 1,60m foi Carlos Motta Ribas, o Cacá. Ele assegurou a quarta posição com a montaria Ronaldo, em 34s33 e triplo zero. "Não salto nessa altura há muito tempo. Tinha acabado de vender esse cavalo, o recém-proprietário deixou que saltasse com ele pela última vez nesse GP. Foi um ótimo resultado, estou muito feliz", comemorou Cacá.