Topo

CBH anuncia equipe do Mundial com Rodrigo Pessoa como cavaleiro e técnico

Rodrigo Pessoa será cavaleiro e técnico da equipe de saltos do Brasil no Mundial dos Estados Unidos - Antonio Lacerda/EFE
Rodrigo Pessoa será cavaleiro e técnico da equipe de saltos do Brasil no Mundial dos Estados Unidos Imagem: Antonio Lacerda/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/09/2010 19h16

A CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) anunciou nesta quarta-feira os quatro cavaleiros que representarão o país nos Jogos Mundiais Equestres, entre 4 e 9 de outubro em Kentucky, Estados Unidos.

Os medalhistas olímpicos Rodrigo Pessoa e Doda Miranda são os principais nomes da lista, com as montarias Ashleig Drossel Dan e Rebozo, respectivamente. A dupla terá ainda a companhia de Bernardo Alves/Vancouver D’Auvray e Pedro Veniss/Amaryllis. O conjunto reserva será formado por Luis Felipe de Azevedo Filho e Special.

Além de ser um dos principais cavaleiros da equipe, Rodrigo Pessoa também será pela primeira vez o técnico do time brasileiro. E o campeão olímpico se mostra pronto para a nova função.

“Será a primeira vez que eu serei o técnico de forma oficial, mas já faz algum tempo que ajudava os cavaleiros mais jovens nas competições”, afirmou Rodrigo Pessoa, que substituirá o pai, Nelson Pessoa, no comando da equipe. “A diferença é que agora terei mais responsabilidades no treinamento, maior contato com a CBH, além de estabelecer o programa e o mapa de conduta no trabalho para os próximos dois anos”.

Na opinião de Doda, o Brasil poderá brigar por medalhas no Mundial. “Sempre tentamos ir com a melhor equipe possível, e para isso, dependemos da saúde dos nossos cavalos. O nível técnico será altíssimo, e trabalharemos para trazer o melhor resultado possível para o Brasil”, comentou. “Vejo o Brasil entre as seis melhores equipes desse Mundial, e vai depender de como montarmos para poder brigar por medalhas. Todos nessa equipe são muito experientes”.

Primeira edição disputada fora da Europa, o Mundial dos Estados Unidos valerá vagas para a disputa por equipe nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Cerca de 800 atletas de 57 países brigarão por medalhas nas modalidades: salto, adestramento, concurso completo de equitação, rédeas, volteio, enduro e atrelagem.