Topo

Brasil inicia briga por vaga olímpica em Londres nos Jogos Equestres Mundiais

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/10/2010 14h13

Com dois donos de medalhas em Olimpíadas no time titular, a seleção brasileira de hipismo começa nesta segunda-feira sua participação no principal torneio da temporada. A equipe começa a briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, nos Jogos Mundiais Eqüestres, disputado em Lexington, no estado norte-americano de Kentucky.

Ao todo, o Mundial de Saltos contará com a participação de 27 equipes, 138 cavalos e 136 cavaleiros de 41 nacionalidades. Realizado a cada quatro anos, o Mundial acontecerá na pista do Kentucky Horse Park, em Lexington e valerá vagas para a disputa por equipe nas Olimpíadas de Londres 2012.

Para garantir já neste do torneio sua vaga nos Jogos da Inglaterra, a seleção do Brasil precisa terminar o torneio pelo menos na quinta colocação. A segunda chance será nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara (México), que dará vaga aos três medalhistas.

A equipe brasileira no torneio será formada pelos medalhistas olímpicos Doda Miranda, montando o cavalo Ashleig Drossel Dan, e Rodrigo pessoa, com Rebozo, além de Bernardo Alves, com o Vancouver D’Auvray, e Pedro Veniss, com o Amaryllis. Luis Felipe de Azevedo Filho e Special formarão o conjunto reserva.

"Sempre tentamos ir com a melhor equipe possível e para isso dependemos da saúde dos nossos cavalos. O nível técnico será altíssimo e trabalharemos para trazer o melhor resultado possível para o Brasil. Vejo o Brasil entre as seis melhores equipes desse Mundial e vai depender de como montarmos para poder brigar por medalhas. Todos nessa equipe são muito experientes", afirmou Doda Miranda.

A edição 2010 será a sexta do Mundial e a primeira fora do continente europeu. A expectativa é que o evento atraia mais de 800 mil pessoas e as provas serão transmitidas para mais de 500 milhões de telespectadores em todo o mundo. Cerca de 800 atletas de 57 países brigarão por medalhas nas modalidades; salto, adestramento, concurso completo de equitação, rédeas, volteio, enduro, atrelagem e para-adestramento.

A disputa por equipes em que o Brasil fará parte começa nesta segunda-feira, no Kentucky Horse Park, a partir das 14h30, horário local, 15h30, horário de Brasília.