Topo

Rodrigo Pessoa entra em 3º na final do Mundial Equestre e fica próximo do pódio

Rodrigo Pessoa passa por obstáculo durante prova individual de saltos nos Jogos Mundiais Equestres - EFE/LARRY W. SMITH
Rodrigo Pessoa passa por obstáculo durante prova individual de saltos nos Jogos Mundiais Equestres Imagem: EFE/LARRY W. SMITH

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

08/10/2010 23h41

Dois dias após a equipe brasileira de saltos garantir vaga nos Jogos de Londres-2012 com o quarto lugar nos Jogos Mundiais Equestres, em Kentucky, Estados Unidos, o campeão olímpico Rodrigo Pessoa ficou muito próximo de uma medalha individual na competição.

Nesta sexta-feira, o experiente cavaleiro brasileiro, montando HH Rebozo, fez uma primeira volta "limpa" e cometeu uma falta na apresentação seguinte, terminando o último dia de classificação com a terceira melhor pontuação da prova, 6,800 pontos, atrás apenas do canadense Eric Lamaze (3,390) e do alemão Philippe Le Jeune (4,110).

A competição de saltos em Kentucky termina na noite deste sábado, às 21h (horário de Brasília), e apenas o trio citado acima e o saudita Al Sharbatly, quarto colocado, estarão na disputa.

Na decisão, em formato utilizado apenas no Mundial, cada ginete dará quatro voltas, sendo uma com sua própria montaria e as outras três com os cavalos dos adversários.

Pessoa, que já chegou a contestar o sistema, agora aprova o formato. "Estamos aqui pelo fair play e pelo bem-estar dos cavalos, então não há motivos para não conversarmos sobre as montarias amanhã à noite", comentou o brasileiro. "Acho que será uma ótima maneira de de determinar o campeão mundial", completou Eric Lamaze, campeão olímpico nos Jogos de Pequim-2008.

Outro brasileiro, Doda Miranda, também estava na disputa, mas terminou na nona colocação geral com 12,850 pontos.

*Atualizada à 0h39