Topo

Brasil tem missão no Mundial de Judô: provar que pode ganhar longe de casa

Sorridente, Rafaela Silva exibe medalha de ouro conquistada no Mundial do Rio - REUTERS/Sergio Moraes
Sorridente, Rafaela Silva exibe medalha de ouro conquistada no Mundial do Rio Imagem: REUTERS/Sergio Moraes

Do UOL, em São Paulo

24/08/2014 06h00

João Derly foi campeão mundial em 2005, na cidade do Cairo, no Egito. A conquista é um feito único no judô brasileiro: das cinco medalhas de ouro do país na história da competição, as outras quatro foram obtidas em Mundiais no Rio de Janeiro. A partir da madrugada de domingo para segunda (25), no Mundial da Rússia, disputado na cidade de Chelyabinsk, os atletas do país terão uma nova chance de mostrar que são capazes de vencer fora de casa.

O momento para isso não poderia ser melhor. O Brasil é o país mais vitorioso do judô no planeta em 2014. Nos últimos oitos meses, os brasileiros conquistaram 112 medalhas no circuito mundial, 37 de ouro. A Rússia ocupa o segundo lugar na lista em número de pódios, com 101, mas venceu apenas 16 vezes. O Japão tem 31 ouros, atrás apenas do Brasil, mas com apenas 69 medalhas no total.

O resultado disso é um dos times mais fortes que o Brasil já teve. Dos 18 atletas na Rússia, só quatro (Eric Takabatake, Mariana Silva, Bárbara Timo e Rochele Nunes) não estão entre os dez melhores do mundo em suas categorias. Além disso, a equipe tem uma campeã olímpica (Sarah Menezes), três campeões mundiais (Luciano Correa, Rafaela Silva e Tiago Camilo) e cinco medalhistas em Mundiais ou Olimpíadas (Érika Miranda, Felipe Kitadai, Ketleyn Quadros, Mayra Aguiar e Rafael Silva), sem contar um líder do ranking mundial (Charles Chibana).

O tabu: desde 2005, nenhum ouro

Tanta força será útil: nos últimos três mundiais fora do Brasil, os atletas do país chegaram como favoritos, mas falharam na busca por lugares mais altos no pódio. Em Rotterdan, em 2009, o país vinha de três títulos mundiais, mas saiu da Holanda sem nenhuma medalha. Em Tóquio, em 2010, foram quatro medalhas, mas nenhuma de ouro (e três derrotas em decisões).  Em Paris, em 2011, os brasileiros subiram ao pódio cinco vezes, mais uma vez sem nenhum título.

A volta ao topo do pódio só veio no ano passado, quando o Mundial voltou ao Rio de Janeiro. Após os títulos de João Derly, Luciano Correa e Tiago Camilo no Rio-2007, Rafaela Silva se tornou a primeira brasileira campeã mundial de judô no Rio-2013 – o país levou mais cinco medalhas na competição, com Érika Miranda, Maria Suelen Altheman, Rafael Silva, Sarah Menezes e Mayra Aguiar.