UOL Esporte Lutas
 
28/03/2009 - 18h40

Brasil conquista três ouros no Pan-Americano de judô

Da EFE
Em Madri (Espanha)
O Brasil encerrou sua participação nas disputas individuais do Pan-Americano de judô, em Buenos Aires, com 14 medalhas, sendo três de ouro, sete de prata e quatro de bronze.

O bicampeão mundial João Derly levou o título na categoria até 66 kg nesta sexta-feira, enquanto Leandro Guilheiro foi o melhor na até 73 kg. Já Luciano Corrêa foi o campeão absoluto.

Com o resultado, a equipe masculina manteve uma hegemonia de oito anos como a primeira colocada no quadro de medalhas. A disputa por equipes está programada para este sábado.

Para chegar ao ouro, Derly venceu o argentino Miguel Albarracin na final por ippon. "O resultado é importante, mas eu sempre busco o golpe perfeito, que resulte num ippon, e isso não estava acontecendo nas outras lutas. Agora é a hora de recomeçar um novo ciclo, focar nos eventos seletivos para o Mundial da Holanda, pois quero muito o tricampeonato. Acredito que o resultado foi positivo, já que esta é a minha primeira competição internacional deste o fim dos Jogos Olímpicos de Pequim", afirmou.

Bronze em Atenas e Pequim, Guilheiro admitiu ter sofrido um pouco com a falta de ritmo. "Foi uma boa competição. Senti um pouco de falta de ritmo, mas é natural após ficar tanto tempo parado. Preciso melhorar a velocidade dos meus golpes, mas percebi que já estou com a pegada mais estabilizada. Este é meu primeiro título de campeão pan-americano e realmente tem um gosto todo especial", disse.

Luciano, por sua vez, se sagrou campeão ao conseguir um ippon sobre o cubano Oscar Braison, cerca de 30 kg mais pesado que o brasileiro.

"Foi muito bacana o apoio da equipe na minha luta. Todo mundo começou a gritar e torcer e isso foi me motivando para buscar a vitória sobre o cubano. Todos estamos de parabéns, pois mostramos o quanto a delegação brasileira é unida", disse.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host