UOL Esporte Lutas
 
18/10/2009 - 12h22

Seleção brasileira de judô volta a dominar desafio contra EUA e Argentina

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira de judô venceu os dois confrontos deste domingo em Vitória, no desafio internacional contra EUA e Argentina. Em Vitória/ES, o time nacional venceu nos norte-americanos por 6 a 1 e a Argentina por 4 a 2.

"Competir em casa me dá ainda mais motivação. Fico muito feliz em ver na arquibancada gente que me acompanha desde moleque. Acho que só fico nervoso mesmo com a presença do meu pai", disse Nacif Elias, prata no Grand Slam do Rio de Janeiro 2009 e titular da seleção no Mundial Sênior da Holanda, em agosto.

A equipe brasileira participou do desafio com Ricardo Ayres (60kg), Leandro Cunha (66kg), Marcelo Contini (73kg), Nacif Elias Jr (81kg), Felipe Oliveira (90kg), Luciano Correa (100kg) e Walter Santos (+100kg) e foi comandada pelo técnico Luiz Shinohara.

Argentinos e americanos chegaram ao Brasil na última semana para participar dos dois Desafios (Maringá e Vitória) e de treinamento de campo envolvendo os três países, além de atletas convidados.

"Nosso principal objetivo é fazer o atleta se acostumar a lutar diante da torcida e transformar a pressão em rendimento", comentou Shinohara. "Avalio com bons olhos os resultados tanto em Maringá quanto em Vitória, inclusive em relação aos treinamentos, que são muito importantes para atletas mais jovens, como é o caso desta equipe", completou o técnico.

Para o experiente Luciano Correa, campeão mundial dos meio-pesados em 2007, a competição serve como preparação para o restante da temporada. "Pegar ritmo de luta é fundamental e encarei estes amistosos como um bom treino para o Grand Slam de Tóquio, em dezembro", disse Luciano.

"A Argentina é um dos nossos principais adversários no continente e sempre faz lutas muito difíceis. Provou que tem uma boa equipe ganhando com facilidade dos Estados Unidos. Já a torcida capixaba está de parabéns pela festa tão bonita", disse o meio-pesado, um dos que mais interage com os fãs.

O Desafio Internacional acontece simultaneamente ao Campeonato Brasileiro Sênior. Voltando aos tatames depois dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Edinanci Silva levou a melhor entre as meio-pesado. Os outros campeões do primeiro dia foram: Katherine Campos (57kg), Mariana Barros (63kg), Maria Portela (70kg), Rochelle Nunes (+78kg), Bruno Silva (73kg), Guilherme Luna (81kg), Renan Nunes (90kg), Leonardo Leite (100kg) e Rafael Silva (+100kg).

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host