UOL Esporte Lutas
 
Reuters

David Lourenço comemora a medalha de ouro na categoria até 69 kg em Cingapura

25/08/2010 - 06h19

Campeão mundial, brasileiro conquista ouro no boxe; handebol fatura bronze

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Depois de ficar no lugar mais alto do pódio no Mundial Juvenil de Boxe neste ano, o brasileiro David Lourenço conseguiu mais uma importante conquista. Ele venceu Ahmad Mamadjanov, do Uzbequistão, por 7 a 3, e levou a medalha de ouro nos Jogos da Juventude, que estão sendo disputados em Cingapura.

  • Reuters

    O paulista David Lourenço foi campeão mundial juvenil este ano, e ganhou mais um ouro no boxe

O jovem brasileiro, de 18 anos, precisou vencer três lutas para ficar com o título olímpico da categoria. Na primeira rodada, no último sábado, Lourenço derrotou Ben Muziyo, da Zâmbia, por 6 a 2. Já na semifinal, no domingo, ele derrotou Islomzhon Dalibaev, do Quirguistão, por apenas 2 a 1, em luta apertada.

Em maio deste ano, David Lourenço havia conquistado a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Boxe Amador juvenil, que foi disputado no Azerbaijão. Na ocasião, ele venceu exatamente o mesmo rival do Uzbequistão da decisão dos Jogos da Juventude.

Essa foi apenas a segunda medalha de ouro para o Brasil. A primeira foi com o saltador Caio Cezar Fernandes, que levou o título no salto em distância ao conseguir a marca de 7m69.

Estudos ou boxe?

David Lourenço quase perdeu a chance de ser um campeão mundial e dos Jogos da Juventude. O paulista teve de decidir entre o boxe e os estudos no início deste ano. Teve a sorte de dar uma última chance ao pugilismo.

Infeliz com a falta de apoio, ele chegou a pedir ao pai para desistir da modalidade. Seu mentor e primeiro técnico, o pai pediu para que ele ao menos disputasse o Mundial Juvenil, a primeira conquista do lutador. Com o bom resultado, ele seguiu nos treinos e já em seu segundo grande desafio, em Cingapura, conquistou outro ouro.

Handebol: bronze no feminino

Além do ouro de David Lourenço, o Brasil comemorou um bronze coletivo, na disputa do handebol feminino. A jovem seleção, comandada pelo dinamarquês Morten Soubak, técnico do time adulto, goleou o Cazaquistão por 45 a 23.

  • Wander Roberto/COB/Divulgação

    O Brasil conquistou o bronze na chave feminina de handebol e foi 4º entre os homens em Cingapura

No masculino, o Brasil terminou em quarto, com derrota para a França (40 a 27).

A artilheira da seleção medalhista foi Francielle da Rocha, com 13 gols. "Não tenho palavras para explicar o meu sentimento nesse momento. Depois da derrota contra a Dinamarca ficamos abaladas, mas passou e entramos em quadra com muita vontade de ganhar a medalha. Essa vitória fará com que todo o esporte cresça ainda mais", comentou Francielle.

O Brasil será sede do próximo Campeonato Mundial adulto, em 2011, mesmo ano dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que vale vaga para Londres 2012. "É um ciclo importantíssimo. Sinto que temos uma equipe adulta competitiva para brigar com as equipes europeias. Deste grupo de Cingapura, podemos projetar que muitas delas estarão no Rio 2016", avalia Soubak.

*Atualizada às 11h20

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host