Topo

Após desaparecer, pugilista alega estresse e justifica sumiço: "precisava dar uma pausa"

David Lourenço celebra ouro conquistado nos Jogos da Juventude de 2010 - REUTERS/Tim Chong
David Lourenço celebra ouro conquistado nos Jogos da Juventude de 2010 Imagem: REUTERS/Tim Chong

Bruno Thadeu *

Do UOL, em São Paulo

17/08/2012 06h00

O pugilista David Lourenço da Costa, de 20 anos, retornou à casa dos pais na última quinta-feira após seis dias sumido. Em entrevista ao UOL Esporte, o boxeador conta que estava altamente estressado devido à rotina de treinos e que precisava “dar uma pausa” em tudo. O fato de não ter conseguido ser selecionado para as Olimpíadas de Londres o deixou deprimido, contribuindo para a decisão de desaparecer.

ATLETA REAPARECE APÓS 6 DIAS; PAI DIZ QUE AUSÊNCIA NOS JOGOS ABALOU FILHO

  • Reuters

    O campeão mundial juvenil de boxe David Lourenço da Costa, de 20 anos, retornou à sua residência nesta quinta-feira de madrugada após seis dias desaparecido. O pai do atleta, Ailton Cardoso de Deus, contou ao UOL Esporte que o filho ficou muito depressivo por não ter ido à Olimpíada de Londres. Abalado por não participar dos Jogos Olímpicos, o boxeador passou os seis dias na casa de um amigo.

“Eu já estava estressado. Estava em uma fase de muitas cobranças, muita porrada. Eu acordava boxe, almoçava boxe, jantava e dormia boxe. Precisei sair para ver se era isso que eu queria mesmo [boxe]”, revelou David Lourenço, que não soube responder se estava arrependido de ter fugido de casa.

O tempo longe serviu para refletir sobre seu futuro no boxe e ter a certeza de que pretende continuar no esporte.

Nesse tempo incomunicável com familiares e amigos, David ficou na casa de um colega. A decisão de reaparecer aconteceu na quinta-feira quando ele notou que o caso estava sendo repercutido na mídia.

“Eu pensei sobre o que eu queria mesmo. Eu tive a certeza de que não vou parar de lutar. Eu vou continuar por muitos e muitos anos no boxe”, relata.

David Lourenço conquistou o título mundial juvenil de boxe, em 2010, no Azerbaijão, e participou do Pan-Americano do ano passado. Ele ficou fora das Olimpíadas, pois apenas um representante da categoria peso médio se classificaria. Coincidentemente, a vaga que era "sonhada" pelo jovem ficou com o amigo Esquiva Falcão, que acabou conquistando a medalha de prata.

A ausência nos Jogos Olímpicos aumentou o estresse, diz David. Segundo ele, havia a promessa de que ele seria levado para Londres como convidado da delegação de boxe, mas às vésperas da viagem nenhum dirigente apareceu com a documentação para o embarque.

A Confederação Brasileira de Boxe, em contato com a reportagem por email, informou que jamais ofereceu convite a Londres para David ou qualquer outro atleta.

“Falaram que eu ia para Londres como convidado e para ajudar a equipe na preparação. Mas não me levaram, não explicaram nada”, diz.

O atleta de 20 anos deixou sua casa por volta das 4h do dia 10 de agosto para ir treinar e não voltou mais. Ele não foi ao Centro de Treinamento da CBBoxe, em Santo Amaro, na capital paulista, para o treinamento. Desesperado, o pai de David acionou a polícia e iniciou buscas pela cidade de São Paulo.

* Nota atualizada às 12h29 

DAVID LOURENÇO É ACHADO APÓS 6 DIAS DESAPARECIDO