Topo

Brasil supera a Mongólia e leva inédita medalha de bronze no Mundial por equipes de judô

Delegação brasileira na torcida no duelo do Mundial - José Ricardo Leite/UOL
Delegação brasileira na torcida no duelo do Mundial Imagem: José Ricardo Leite/UOL

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

27/10/2012 18h06Atualizada em 27/10/2012 18h19

A seleção brasileira feminina de judô venceu a Mongólia por 5 combates a 0, na repescagem, neste sábado, e ganhou a inédita medalha de bronze no Mundial por equipes, realizado na cidade de Salvador.

Até então, o Brasil só tinha subido ao pódio nesta competição entre os homens, que têm quatro pratas e um bronze. No domingo, será realizada a competição masculina.

Erika Miranda, Ketleyn Quadros e Rafaela Silva venceram os três primeiros combates e já deram a medalha ao Brasil. As três venceram por ippon. Depois, Maria Portela venceu por yuko, enquanto Maria Suelen venceu a última por ippon, quando o duelo já estava liquidado.

No Mundial por equipes, há duelo entre países em cinco categorias  Quem vencer três, elimina o adversário. A competição não existe ainda em Jogos Olímpicos, mas existe a chance de ser incluída no programa para 2016, no Rio.

Nas oitavas, o Brasil havia passado pelo México, por 5 a 0, sendo quatro vitórias por ippon. Nas quartas, enfrentou a forte seleção japonesa e perdeu na última luta: 3 a 2. Passou a ter chances de ganhar o bronze com uma vitória por 3 a 2 sobre a Turquia, na primeira rodada da repescagem.

Algoz da equipe brasileira, a seleção japonesa foi a vencedora do torneio ao vencer a China, na final, por 3 a 2.