Topo

'Gordinho' faz rifa em bairro japonês de SP para poder representar o Brasil no Mundial de sumô

Com 120 kg, Willian Takahiro (à direita na foto) compete na categoria pesado do sumô - Arquivo pessoal
Com 120 kg, Willian Takahiro (à direita na foto) compete na categoria pesado do sumô Imagem: Arquivo pessoal

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

28/09/2012 12h00

Quem tem frequentado nos últimos dias o bar Kintaro, na Liberdade, tradicional bairro japonês de São Paulo, provavelmente tomou conhecimento da história de Willian Takahiro Higuchi. O brasileiro de 29 anos promove uma rifa no estabelecimento para arrecadar dinheiro suficiente com o objetivo de representar o país no Mundial de sumô em Hong Kong, que acontece no final de outubro.

A rifa com o título de "Mande o gordinho para China" oferece uma TV, um aparelho de som, além de prêmios menores como doces importados e bebidas. Cada bilhete custa R$ 10, e o sorteio ocorre já neste domingo, no próprio Kintaro.

"Estamos correndo para levantar recurso, está dando certo. Vou fazer um churrasco neste domingo no bar da família, ainda tem a rifa. A equipe brasileira tem 16 pessoas no total, mas já tivemos seis desistências. A delegação já está comprometida", afirma Willian, de 120 kg, conhecido no sumô brasileiro como Taka.

Segundo o sumotori [como os lutadores do esporte são conhecidos], cada integrante da equipe nacional precisa levantar cerca de R$ 4,5 mil para poder viajar ao Mundial. A delegação embarca no dia 23 de outubro para Hong Kong.

Esta não é a primeira vez que Taka bancou uma viagem para competir fora do país com dinheiro de rifa. Em 2009 o atleta conseguiu arrecadar verba suficiente para disputar o Mundial do ano seguinte em Varsóvia, na Polônia.

"É sempre esse sufoco. Teve ano que eu vendi camiseta, outro ano que vendi rifa. A gente sempre conta com a ajuda de amigos, dos clientes do bar", relata o lutador de sumô.

Takahiro acumula mais de 20 anos no universo competitivo do sumô. O brasileiro tem como resultado mais expressivo a terceira colocação no Mundial juvenil de 1999, em Tóquio, no Japão.

Em Hong Kong o brasileiro competirá na categoria pesado, acima de 115 kg. Takahiro diz que a rotina alimentar nas semanas que antecedem uma competição internacional não sofrem alterações.

O peso pesado de São Paulo começou no esporte aos 6 anos de idade e chegou a treinar junto com Ricardo "Kaisei" Sugano, maior nome do sumô brasileiro, que hoje atua no competitivo sumô profissional do Japão.