Topo

Anderson detona UFC e fala até em aposentadoria se não lutar no Rio

Mike Roach/Getty Images
Imagem: Mike Roach/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/05/2017 17h17

Anderson Silva soltou o verbo contra o UFC, nesta segunda-feira (01), em entrevista ao programa norte-americano MMA Hour?. Irritado com a organização, a estrela do MMA deu ultimato em Dana White: se não lhe colocarem para lutar contra o cubano Yoel Romero no Rio de Janeiro, valendo cinturão interino, ele promete encerrar a carreira.

Spider está mesmo cotado para ser um dos astros do UFC 212, a ser realizado no Rio, mas a franquia está tendo dificuldade para encontrar um adversário. Anderson revelou que lhe foi oferecida uma luta contra Romero, mas adiantou que só topa no caso de o combate der ao vencedor o título interino dos pesos médios. 

"Estou aqui no rio há muito tempo, treinando. Estou muito frustrado porque nada acontece sobre uma luta no Rio. Eu não sei, os caras têm de falar comigo", cobrou. 

O brasileiro encheu de elogios Romero, atual número 1 do ranking da divisão, mas insistiu repetidas vezes: a luta só sai no caso de valer um título interino. 

"Romero não virá ao Brasil por nada. O pessoal do Romero pensa como eu: se é pra luta acontecer, tem que ter cinturão. Isso valeria até como business", acrescentou.

"Nunca fiquei tão decepcionado com o UFC. Estou cansado. Se nada acontecer, se essa luta não acontecer no Brasil, eu não luto mais. Estou cansado". Perguntado se seria caso para aposentadoria, Anderson, de 42 anos, respondeu afirmativamente. 

"Sim. Acho que já deu. Lutei por grande tempo na minha vida. Tenho meu legado, minha história. É muito frustrante porque é a segunda vez que não consigo lutar no meu país. Luto em Londres, em diferentes países, e nunca acontece no meu país. Segunda vez! Estou muito frustrado. Os caras não respeitaram minha história, meu legado no esporte. Eu não acredito nisso. Nada faz sentido. Não acredito nisso", disse um inconformado Spider, que não poupo palavrões em inglês. 

O UFC 212, no Rio, terá como main event a luta entre José Aldo e Max Holloway pelos pesos penas. O combate unificará os títulos dos penas no UFC.

No evento, Anderson Silva iria enfrentar Kevin Gastelum pelo peso médio. No entanto, em 6 de abril, Gastelum foi afastado do card após testar positivamente para um metabólito presente na maconha. Luke Rockhold foi oferecido como substituto, mas o brasileiro recusou, oferecendo nomes como Uriah Hall ou Nick Diaz.

Na entrevista, Anderson Silva se mostrou incomodado especialmente pelo fato de não lhe terem dado oportunidade de enfrentar Georges Saint-Pierre em uma "superluta": “Me disseram que eu faria 'superlutas' com St-Pierre e nada. Não acredito em nada que Dana (White) fala. Estou muito desapontado”, disse, indo além.

O canadense, que volta de aposentadoria anunciada em 2013, foi escalado para luta pelo cinturão regular dos médios, contra o britânico Michael Bisping. "Disseram que faz sentido que GSP retorne lutando por cinturão porque saiu do UFC como campeão. Isso é besteira!", rebateu Anderson. "Dei minha vida a esse esporte, estou trabalhando a muito tempo nessa m... e nada acontece! Para mim, deu", prosseguiu. 

Spider deu fim à entrevista reforçando o ultimato à organização. Ele se dirigiu aos seus fãs dizendo que não sabe se será possível vez, porque a única alternativa a uma luta com Romero pelo cinturão interino é a aposentadoria. Contatado pelo programa, Romero fez coro à cobrança do brasileiro.

“É uma boa opção. Recebi essa proposta de luta com Anderson e quero lutar com ele pelo cinturão interino. O que eu quero é enfrentar ele pelo interino. Eu não sei, tudo é possível. Quero lutar com ele também porque, se você luta nos médios e nunca enfrentou Anderson Silva, então você fez alguma coisa de errado. Você não conquistou nada. ‘Uau, é Anderson Silva!’ Se não for Anderson Silva por cinturão interino, ficarei esperando pela minha chance de disputar o título”, afirmou.