Topo

A verdadeira Mulher Maravilha! Dublê de heroína tem faixa preta em 3 lutas

Caitlin Dechelle luta desde os seis anos de idade - Reprodução/Twitter
Caitlin Dechelle luta desde os seis anos de idade Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

09/06/2017 04h00

Caitlin Dechelle não leva os créditos do grande público, mas é ela quem está suando e lutando quando a atual Mulher-Maravilha aparece em uma cena de ação mais intensa. Gal Gadot é oficialmente a heroína do novo filme da Warner Bros.. No entanto, Dechelle é a dublê, e isso se deve à sua paixão pelas artes marciais.

Já são 20 anos dedicados às lutas. Dechelle começou aos seis anos e nunca mais parou. Nesse tempo, tornou-se faixa preta em três artes marciais: taekwondo, kempo e Goju-Ryu, um estilo de caratê.

A americana não projetava se tornar uma profissional. Assim, matriculou-se na faculdade de odontologia para ser ortodentista, mas a paixão pelas lutas a fez corrigir um pouco sua rota. Não se tornaria uma atleta profissional, mas poderia atuar na indústria do entretenimento.

"Lutar é o que eu sou e é por isso que sou contratada em 99% das vezes", resume a dublê à "ESPNW" norte-americana. "Sempre adorei estudar e fui boa aluna, mas as artes marciais são minha vida. Hoje faço o que eu amo de uma maneira diferente".

A adaptação não foi fácil. Dechelle tinha muito conhecimento nas lutas, mas em frente às câmeras existem outras preocupações, como o ângulo correto e o movimento perfeito para uma cena de combate, por exemplo. "Todos acham que lutamos de verdade, mas não é assim. Temos muito cuidado para não golpear o outro", assegura.

A dublê também teve que aprender a "sujar" seus golpes, já que sempre teve uma técnica limpa de luta. Nada que a atrapalhasse. E isso ficou claro logo em seu primeiro trabalho no entretenimento, quando gravou um comercial em 2010. A partir daí, os convites não pararam.

Antes de fazer Mulher-Maravilha, Dechelle já foi dublê em mais de 20 filmes e séries, como "How I Met Your Mother" e Velozes e Furiosos 7. Neste último, inclusive, ela fez até uma rápida participação como figurante. Como atriz (e sem muito destaque), são mais de dez trabalhos. Mas o negócio dela mesmo é lutar. E já faz tempo.