UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2012/01/25/apos-ascensao-meteorica-charles-do-bronx-renasce-no-ufc-em-novo-peso.htm
  • Após ascensão meteórica, Charles do Bronx 'renasce' no UFC em novo peso
  • 23/04/2024
  • UOL Esporte - Lutas
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Charles Oliveira, o Charles do Bronx, comemora uma de suas vitórias no UFC

Charles Oliveira, o Charles do Bronx, comemora uma de suas vitórias no UFC

25/01/2012 - 12h05

Após ascensão meteórica, Charles do Bronx 'renasce' no UFC em novo peso

Maurício Dehò
Do UOL, em São Paulo

Charles Oliveira começou sua carreira no MMA com uma ascensão veloz e um festival de nocautes e finalizações. Entre 2008 e 2010, construiu um cartel que o levou ao UFC e a uma invencibilidade de 14 lutas, tornando-se mais uma esperança de cinturão para o Brasil. A realidade no maior evento da atualidade, no entanto, foi dura. Após três combates sem vitória, o apelidado Charles do Bronx tenta renascer no Ultimate. Ele estreia como peso pena este sábado em Chicago, no UFC on FOX 2.

O paulista de Guarujá, de apenas 22 anos, encara o estreante no UFC Eric Wisely para testar a agilidade que marcou suas primeiras vitórias. “Estou mudando para uma categoria nova e rápida, o que é muito bom para mim. Esta preparação foi a mais intensa que eu fiz, sem descansar Natal e Ano Novo,  e com meus colegas internados 24h por dia comigo. Estou voando”, afirmou Charles, ao UOL, diante do que considera o desafio mais importante da sua carreira.

“É um recomeço, em uma nova categoria. É como se fosse um estreante de novo. Vou com calma, mas entrarei no octógono com tudo”, adicionou o jovem lutador.

Charles entrou no UFC fazendo três lutas no segundo semestre de 2010. Depois de vencer Darren Elkins e Efrain Escudero, conheceu sua primeira derrota contra o mais experiente Jim Miller. Em seguida, venceu Nik Lentz, mas viu o combate ficar sem resultado devido a uma joelhada ilegal. O terceiro compromisso sem triunfo foi na derrota para Donald Cerrone, um dos grandes pesos leves da atualidade.

“Quando comecei a treinar MMA, eu falei que queria lutar contra todos os melhores. Foi o que aconteceu. Derrotei dois grandes nomes, mas depois houve as derrotas e o ‘no contest’. Claro que fiquei abatido, mas aprendi muitas coisas”, explicou o brasileiro. “Aprendi, por exemplo, que não preciso lutar toda hora, como ocorreu. Tenho de ter um tempo, me preparar por dois ou três meses. Foi o que tive agora, treinei muito para voltar a vencer.”

O lutador teve em sua preparação a presença de Jorge Patino, o Macaco, experiente lutador de MMA, que ajudou na decisão de descer para os penas. Segundo Charles, ele estava ficando fisicamente mais forte nos últimos meses, mas o ganho muscular estava tirando sua velocidade.

Agora, o lutador que estava acostumado a se adequar aos 70 kg da categoria leve terá de cortar mais quatro para se pesar como peso pena (66 kg) e, se a teoria funcionar, ele poderá usar a velocidade e a forte pegada contra lutadores menores. A envergadura deve ser outra arma, já que ele mede 1,78 m - Wisely, por exemplo, tem 1,73 m.

Ring Girls - beldades das lutas
Ring Girls - beldades das lutas

Entrada no UFC melhorou vida do lutador

Charles do Bronx - apelidado com o nome da academia em que foi criado - é um daqueles lutadores de origem humilde que veem no ringue a chance de mudar de vida. A entrada no UFC ainda não trouxe luxos mas, lentamente, algumas melhoras tem acontecido para o paulista, morador do Guarujá.

“Continuo morando no mesmo lugar, mas hoje consigo ter minhas coisinhas. Hoje minha mãe tem sua casa, o que era um sonho pra gente... Com o UFC eu estou evoluindo pra caramba. Ainda não estou com o burro na sombra, mas Deus vai me ajudar”, afirmou Charles.

Placar UOL no iPhone