Técnico de Jon Jones cria graduação inédita e inventa o 'faixa preta de MMA'
O MMA é uma mistura de artes marciais, como o seu nome diz. Mas, com o passar do tempo o que se viu a criação foi um estilo próprio de luta, derivado do boxe, jiu-jítsu e wrestling, entre outras. Consolidando esta imagem, o famoso técnico Greg Jackson inventou um sistema de graduação em faixas, semelhante ao judô e ao caratê, por exemplo.
Greg Jackson já ganhou dois prêmios de melhor técnico do ano
Jackson, conhecido por trabalhar atualmente com nomes como o campeão dos meio-pesados do UFC, Jon Jones, começou recentemente a aplicar este sistema aos seus alunos de MMA, na academia que possui em Albuquerque, nos Estados Unidos.
Assim, com o passar do tempo e dos treinos os atletas ganham da faixa branca, dada ao iniciante, à preta.
“Levou um longo tempo para desenvolvermos isso”, explicou Ricky Kottenstette, um dos diretores da academia de Jackson, ao site MMA Weekly. “Basicamente, nós juntamos todo o material de livros e o que é passado por Greg na academia para criar um legítimo sistema de faixas do MMA. Já estamos testando, e tem dado resultados maravilhosos.”
No começo década de 1990, Greg Jackson fundou sua própria arte marcial, o Gaidojutsu (luta de rua, em tradução literal do japonês). A luta é uma mistura de wrestling, kickboxing e judô. Em 2000, ele assumiu o papel de técnico de MMA.
O sistema criado em sua academia serve como o de outras artes marciais e não vai se aplicar apenas aos lutadores profissionais. Os alunos que usam o MMA apenas como exercício físico ou para diversão também poderão se iniciar na faixa branca e avançar na graduação.
“Você já tem as faixas do jiu-jítsu e do judô, por exemplo, mas este sistema de Greg é bastante efetivo. Ele tem planos e estratégias para levar o lutador até a faixa preta. Uma coisa importante é que não é necessário entrar em um octógono do UFC para se provar que merece uma faixa preta. Os alunos se testam com Greg e ele é quem a concede”, acrescentou Kottenstette.
Antes mesmo da introdução desta graduação criada pelo vencedor de dois “Oscars” de melhor técnico do MMA, alguns lutadores já receberam faixas pretas de Jackson. Keith Jardine, Joey Villasenor e Georges St-Pierre estão entre os que lideram esta lista.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.