Topo

MMA


Werdum nocauteia "gordinho" Russow e desafia Cigano pelo cinturão

Werdum acerta golpe no americano Mike Russow em luta dos pesados - Marcus Desimoni/UOL
Werdum acerta golpe no americano Mike Russow em luta dos pesados Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Jorge Corrêa e Rafael Krieger

Do UOL, em Belo Horizonte

23/06/2012 23h42

O gaúcho Fabrício Werdum contou com o apoio da torcida em Belo Horizonte para derrotar o norte-americano Mike Russow por nocaute técnico no duelo de pesos pesados do UFC 147 no Mineirinho, em sua primeira luta no Brasil desde 2003.

Com a vitória, Werdum ficou mais perto de se credenciar à disputa do cinturão dos pesados. Segundo ele próprio, falta mais uma vitória para chegar à luta do título. E ele não esconde: quer a revanche com o atual campeão Junior Cigano, que decretou sua saída do UFC para o Strikeforce em 2008.

“Quero que o UFC me dê a oportunidade de lutar contra o Cigano, com todo o respeito a ele, mas o cinturão esta com ele e nos estamos aí, Cigano!” declarou Werdum após a luta. O campeão dos pesados marcou presença no Mineirinho assistiu ao vivo ao combate.

Foi a segunda vitória seguida de Werdum no UFC desde que voltou do Strikeforce. “Vai Cavalo” tirou uma invencibilidade de 11 lutas do rival, que não perdia desde 2007.

Werdum entrou ao som de “Tchu Tcha” e começou com tudo, encurralando o norte-americano após encaixar uma sequência de golpes no contra-ataque. Ainda no primeiro round, acertou um soco que derrubou o rival e, após marretar a cabeça de Russow, conseguiu o nocaute técnico.

Russow foi o segundo “gordinho” seguido que Werdum desbancou desde sua volta ao UFC. Em fevereiro, ele derrotou Roy Nelson por decisão unânime. O norte-americano tinha apenas uma derrota em 17 lutas na carreira, para Sergei Khritonov pelo Pride há cinco anos.

Luta 2.000 tem vitória de estreante em combate morno

A primeira luta do card principal teve o experiente Yuri Marajó contra o estreante Hacran Dias no combate que entrou para a história como o de número 2.000 do UFC. E o novato começou melhor, dominando as ações no chão durante o primeiro round.

No segundo assalto, Hacran conseguiu uma queda no segundo minuto e continuou por cima de Marajó, que tentou encaixar um triângulo. Dias respondeu com cotoveladas, enquanto o rival continuava a tentar achar uma finalização.

Os lutadores começaram o terceiro round se estudando e levaram vaias da torcida. Em pé, a luta ficou menos movimentada. Faltando dois minutos, Hacran conseguiu mais uma queda e tentou acertar golpes no chão. O jogo só inverteu no fim do assalto, mas o combate morno ganhou contagem regressiva e muitas vaias da torcida.

O microfone de Bruce Buffer até falhou na hora de anunciar a vitória de Hacran Dias por decisão unânime. Com a derrota, Marajó perdeu a invencibilidade no UFC e amargou seu primeiro revés após 14 triunfos seguidos no MMA.