Topo

MMA


Benavidez x Johnson: disputa do inédito cinturão dos moscas em luta entre o profissional e o pessoal

Joseph Benavidez e Demetrious Johnson disputam o inédito cinturão dos moscas do UFC - Divulgação/UFC
Joseph Benavidez e Demetrious Johnson disputam o inédito cinturão dos moscas do UFC Imagem: Divulgação/UFC

Jorge Corrêa

Do UOL, em Toronto (Canadá)

20/09/2012 10h02

Depois de 19 anos de UFC, 12 nas mãos dos atuais donos, o evento finalmente estreou em 2012 os pesos mosca, para lutadores de até 56 kg. E depois de algumas confusões no meio do caminho, os pequeninos Joseph Benavidez e Demetrious Johnson fazem neste sábado, no UFC 152, a inédita disputa de cinturão da categoria.

Os dois têm histórias em comum: ambos tiveram disputas de cinturão dos pesos galo, Benavidez no WEC e Johnson já no UFC, mas acabaram perdendo para o campeão Dominick Cruz. Encontraram um novo caminho na carreira na categoria debaixo, recém-criada.

Os dois também mostraram que têm impressões muito parecidas sobre o que vão enfrentar. Eles têm um confronto em suas mentes sobre a dimensão que é disputar um cinturão do UFC e do que vão enfrentar depois na vida real, em caso de vitória ou derrota.

"Visualizar um cinturão sendo vestido em mim é algo que me colocaria uma grande pressão. Prefiro focar apenas no dia a dia: correr, treinar, lutar.  Sempre alguém fala comigo sobre o cinturão, mas não presto atenção. Claro que é o sonho da minha vida e não vejo a hora de se tornar realidade, mas tento respirar fundo e não pensar muito nisso", disse Benavidez.

Recém-casado e tendo treinado até em sua lua de mel, Johnson se mostrou ressentido com o que aconteceu em sua carreira até chegar aqui. "Eu quero ser um grande marido e um grande pai. Na minha cabeça, há vida além da luta, ela é mais que apenas lutar. Eu fui lá e acabei nocauteado umas duas vezes e ninguém estava esperando para me receber. Então minha carreira virou, eu aproveitei, e voltei à minha vida normal."

Essa decisão acontece após alguns contratempos. Os moscas estrearam no UFC em um mini-GP, com duas semifinais realizadas em Sydney, Austrália, em março. Benavidez venceu Yasuhiro Urushitani sem maiores problemas, mas Johnson apenas empatou com Ian McCall, após ter sido anunciado como vencedor – as notas dos juízes de cadeiras foram somadas erradas. Com isso, Demetrious teve de fazer uma nova luta contra McCall, em junho. Dessa vez, venceu por pontos, sem nenhuma polêmica, em decisão unânime.