Topo

MMA


Erick Silva corta 9kg em 3 dias e se espelha no mestre Anderson contra rival 'amarrão'

Brasileiro Erick Silva dá chute voador durante treino aberto nos Arcos da Lapa - Wander Roberto/Inovafoto/Divulgação
Brasileiro Erick Silva dá chute voador durante treino aberto nos Arcos da Lapa Imagem: Wander Roberto/Inovafoto/Divulgação

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/10/2012 09h00

O capixaba Erick Silva é jovem, mas já possui uma carreira impressionante entre os meio-médios. Neste sábado, pelo UFC Rio 3, ele encara o veterano Jon Fitch, famoso pelo estilo “amarrão” de lutar. Conhecido por ser pupilo de Anderson Silva, Erick diz que mantém o mestre como um espelho para mostrar seu estilo versátil neste combate – apesar de ter de cortar 9 kg em três dias para se adequar a sua divisão.

Durante o treino aberto nos Arcos da Lapa, no Rio, o capixaba falou dos esforços para bater o peso, já que a categoria meio-médio vai até 77 kg. No evento, ele se apresentava com nove quilos acima do limite, mas mostrou tranquilidade para a pesagem de sexta-feira.

“Eu sempre sofri bem mais para bater o peso. Desta vez, apostamos em fazer um trabalho de saturação de água, então fico bebendo bastante e na hora do corte é só a desidratação. Está tranquilo, tranquilaço”, disse o brasileiro, que venceu no UFC Rio 1 e, na segunda edição, foi desqualificado devido a golpes ilegais após quase nocautear seu rival.

Rival quer ditar regras

O rival Jon Fitch provocou Erick nas últimas semanas e disse que a inexperiência pode pesar dentro do octógono neste sábado.

“Vou manter meu estilo agressivo e vou para esta luta como fui para todas as outras. Eu vou ditar as regras e impor meu jogo. Acho que ele nunca enfrentou alguém como eu, que se movimenta muito, que bate e sai. Ele vai achar dificuldade para achar dentro do octógono”, disse Erick.

O capixaba falou da influência de Anderson, uma comparação que surge justamente por seu jeito de lutar, muitas vezes com a guarda baixa e muita confiança. “Eu tenho que me espelhar nos melhores. Não chego perto do que ele fez ou faz, mas me sinto muito feliz de ser um lutador versátil, como ele é, mas com meu estilo agressivo, que vou mostrar sábado.”

Ainda sobre Fitch, Erick mostrou confiança em sua estratégia. “O estilo do cara é mais amarrão, de levar para baixo e tentar vencer no ground and pound. Mas nossa estratégia está voltada para isso, para anular as quedas. E vimos nos vídeos que há muitas brechas para eu levantar, e também defender estas quedas. Mas, com meu jogo, nem dará tempo de ele botar para baixo”, completou.

Lutadores divergem sobre 'golpes sujos' do UFC