Topo

MMA


Em "lutas da noite", Glover desfigura Maldonado e Erick Silva perde para Fitch

Fabio Maldonado fica com o rosto desfigurado durante luta com Glover Teixeira  - AP Photo/Felipe Dana
Fabio Maldonado fica com o rosto desfigurado durante luta com Glover Teixeira Imagem: AP Photo/Felipe Dana

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/10/2012 00h11

O card principal do UFC Rio 3 colocou duas lutas na fila pelo bônus de melhor combate da noite, com duelos que devem ser lembrados por muito tempo pelos fãs de MMA. No duelo entre os brasileiros Glover Teixeira e Fábio Maldonado, o primeiro desfigurou seu rival e ficou com a vitória por decisão médica. Já o capixaba Erick Silva teve uma luta cheia de reviravoltas contra Jon Fitch, mas perdeu por pontos.

Pelos meio-pesados, Glover vinha de uma boa vitória em sua estreia no UFC 146, e começou com tudo contra Maldonado. Ele não contava que o paulista fosse resistir por tanto tempo e encaixasse um golpe em seu queixo que quase o nocauteou. No entanto, no intervalo do segundo para o terceiro round a decisão médica foi por encerrar a luta, para preservar Maldonado.

“O Maldonado não é humano, eu bati muito mesmo nele e ele não caiu. Nunca vi isso. Todo mundo tem que aplaudi-lo. Eu acertei o cruzado e bati, bati, bati e nada. Agora pego qualquer um da categoria, não tenho medo de nada. Pode colocar qualquer um na minha frente.”, disse Glover.

O primeiro round foi de massacre para Glover Teixeira, que com golpes fortes balançou Maldonado, levou-o para o chão e castigou com inúmeros socos e cotoveladas. Mas Maldonado não é conhecido por sua resistência à toa. Nos segundos finais, ele conseguiu se levantar e, mesmo bambo, encaixou um golpe no queixo que deixou Glover totalmente desnorteado.

Na volta para o segundo round, com o paulista já desfigurado Glover partiu para a luta de chão, tentando evitar novas surpresas. Montado, o mineiro desferiu novas cotoveladas. Quando os lutadores foram levantados pelo árbitro, um médico entrou para avaliar Maldonado, mas permitiu o seguimento.

Na intervalo para o terceiro round, no entanto, a decisão foi por encerrar a luta, para preservar o sorocabano.

Sensação Erick Silva perde para Fitch

Considerado uma sensação brasileira no UFC, o capixaba Erick Silva foi derrotado neste sábado. O combate foi cheio de reviravoltas, com a chance de ser eleito o combate da noite. As trocas de posição e chances de finalização variaram de lado a lado, mas o meio-médio norte-americano Jon Fitch acabou levando a melhor por pontos.

Erick sabia que encontraria um rival conhecido por um estilo amarrão, de levar o combate para o chão, e não conseguiu manter a disputa em pé. Também bom no jiu-jítsu, ele teve chances de encerrar o combate, mas principalmente no terceiro round veiu Fitch comandar totalmente as ações e quase conseguir encerrar a luta mais cedo.

Com o resultado, Erick tem sua segunda derrota no UFC. A primeira foi a polêmica luta com Carlo Prater no UFC Rio 2, quando foi desqualificado devido a golpes ilegais na nuca do compatriota. Já Fitch, que já lutou pelo cinturão da categoria, contra Georges St-Pierre, se recuperou após um empate e uma derrota, e tenta uma sobrevida na organização.

Como era esperado, Erick Silva sofreu com o estilo de Fitch de jogar seus rivais no chão para tentar a finalização ou o ground and pound. O norte-americano até colocou o capixaba em perigo, mas Erick também teve bons momentos com o combate em pé, com bons socos e chutes – principalmente um frontal e um rodado.

No segundo, o brasileiro começou bem, e foi ele quem levou Fitch para o chão, castigando o norte-americano com golpes na cabeça. Na segunda vez que conseguiu colocar o rival no solo, a finalização ficou muito perto, no mata-leão, mas Fitch sobreviveu. E mais, quase venceu. O norte-americano virou o jogo, pegou as costas de Silva e quase devolveu com uma chave de braço. Com muita persistência – e o risco de uma fratura – o brasileiro resistiu nos segundos finais.

O terceiro round foi muito ruim para o brasileiro, que foi derrubado logo no começo e passou quase todo o round se defendendo das chances de finalização e dos golpes de Fitch.

*Atualizada às 0h39