Topo

MMA


Velasquez massacra Cigano, vence por pontos e retoma cinturão dos pesados do UFC

Junior Cigano (e) é golpeado pelo novo campeão dos pesados Velásquez no UFC 155 - AP Photo/David Becker
Junior Cigano (e) é golpeado pelo novo campeão dos pesados Velásquez no UFC 155 Imagem: AP Photo/David Becker

Jorge Corrêa

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

30/12/2012 03h51

O Brasil vai começar o ano de 2013 com um campeão a menos no UFC. Em um combate marcado pela quedas e por um verdadeiro massacre, o norte-americano Cain Velasquez dominou Junior Cigano por cinco rounds e conseguiu a vitória por pontos, em decisão unânime dos juízes, retomando o cinturão dos pesados do evento.

O lutador de ascendência mexicana vinha de uma vitória consistente contra Antonio Pezão em maio. Com essa vingança contra Cigano, mostrou que ainda pode ser um dos mais dominantes pesos pesados do UFC por muito tempo, como era apontado antes da primeira luta entre eles.

"Um ano inteiro me preparei e essa luta foi dificil, eu estava muito cansado. Meu preparador me ajudou muito. O Cigano é um cara duro na queda, e trabalhei nisso. Estou contente por ter conseguido. Foi muito bom, me sinto muito bem agora. Este é o meu presente de Natal. Eu prometi que ia conseguir este presente", festejou o novo campeão.

Naquele combate de novembro de 2011, os dois lutaram machucados. A lesão de Velasquez foi revelada apenas recentemente, o que aumentou ainda mais os questionamentos sobre a vitória do brasileiro naquele combate. Muitos disseram que o nocaute de Cigano foi um golpe de sorte.

Agora, Velasquez deve enfrentar Alistair Overeem em sua próxima defesa de cinturão, isso se o holandês vencer Antonio Pezão no UFC 156, em fevereiro. Em seguida, o próximo da fila do cinturão dos pesados é o brasileiro Fabrício Werdum, caso ele vença Rodrigo Minotauro no meio de 2013, na final do TUF Brasil 2.

A luta - Depois de um começo equilibrado, com os dois apostando nos jabs e Cigano se defendendo bem das quedas, Cain acertou um direto que derrubou o brasileiro. No chão, o norte-americano castigou muito Junior, que por pouco não foi nocauteado.

O segundo round foi um show de quedas e de ground and pound de Cain Velasquez. O que Cigano defendeu de queda no primeiro, não conseguiu no período seguinte. Era vítima fácil para o norte-americano. Apanhou muito.

Um pouco mais cansado, Velasquez não conseguiu por Junior no chão no terceiro round, mas bateu muito nele em pé. Várias vezes ele esteve para cair. Pouco mudou no período seguinte, o brasileiro não conseguia reagir aos ataques do rival. Cain apenas administrou no último round. Era apenas 5 minutos para ele voltar a ser campeão do UFC.

Card principal
Cain Velasquez venceu Junior dos Santos por pontos, em decisão unânime dos juízes
Jim Miller venceu Joe Lauzon por pontos, em decisão unânime dos juízes
Costa Philippou nocateou Tim Boetsch a 2min11 do 3º round
Yushin Okami venceu Alan Belcher por pontos, em decisão unânime dos juízes
Derek Brunson venceu Chris Leben por pontos, em decisão unânime dos juízes

Card preliminar
Eddie Wineland venceu Brad Pickett por pontos, em decisão dividida dos juízes
Erik Perez nocauteou Byron Bloodworth a 3min50 do 1º round
Jamie Varner venceu Melvin Guillard por pontos, em decisão dividida dos juízes
Miles Jury venceu Michael Johnson por pontos, em decisão unânime dos juízes
Todd Duffee nocauteou Phil De Fries a 2min04 do 1º round
Max Holloway venceu Leonard Garcia por pontos, em decisão dividida dos juízes
John Moraga finalizou Chris Cariaso (guilhotina) a 1min11 do 3º round