Topo

MMA


Sarafian estreia no UFC com derrota para norte-americano e torcida protesta com vaias ensurdecedoras

Daniel Sarafian, único paulistano do card, foi derrotado pelo americano C.B. Dollaway  - Fernando Donasci/UOL
Daniel Sarafian, único paulistano do card, foi derrotado pelo americano C.B. Dollaway Imagem: Fernando Donasci/UOL

Jorge Corrêa, Luiz Paulo Montes e Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

20/01/2013 01h19

Em sua estreia no Ultimate após ficar fora da final do TUF contra Cezar Mutante, o brasileiro Daniel Sarafian, único paulistano do card do UFC São Paulo, foi derrotado pelo norte-americano C.B. Dollaway por decisão dividida dos juízes na penúltima luta da noite no ginásio do Ibirapuera (29-28, 28-29, 29-28). A torcida se revoltou e puxou uma vaia ensurdecedora após o anúncio.

Em uma luta bastante movimentada e com trocação franca, o wrestler norte-americano surpreendeu ao apostar na luta em pé. Melhor para a torcida, que aplaudiu durante todo o combate. Mas, após o anúncio da derrota de Sarafian, o público não perdoou e protestou muito pelo resultado. O brasileiro saiu tendo seu nome gritado.

O primeiro round começou frenético, e os dois lutadores nem bateram as luvas no início do combate. A torcida se manifestava energicamente a favor de Sarafian. Em um início estudado, Sarafian conseguiu acertar bons socos de contragolpe. Em seguida, partiu para cima e pressiona Dollaway na grade com outra sequência.

O ginásio inteiro gritava “uh, Sarafian” quando o brasileiro acertou um bom cruzado de direita. Dollaway se defendeu bem e levantou. A trocação ficou intensa, até que, durante um “descanso”, o norte-americano chamou o rival para a briga e foi vaiado.

No segundo round, Dollaway continuou tentando a luta em pé, apesar de sua especialidade ser o wrestling. Sarafian foi quem tentou uma queda, mas o norte-americano se defendeu. O brasileiro voltou acertar bons golpes e tentou derrubar outras duas vezes, sem sucesso. Nos últimos segundos, acabou sendo atingido em cheio por um direto. Sentiu, mas foi salvo pelo gongo.

A luta continuou muito movimentada no terceiro round, com os dois lutadores acertando bons golpes na trocação. Na metade do assalto, o norte-americano tentou usar sua especialidade na luta de chão, e conseguiu duas quedas. Mas o brasileiro conseguiu escapar e ficou por cima. A torcida gostou e aplaudiu. Sarafian então encaixou a posição de mata-leão, e o ginásio explodiu. Mas não houve tempo para a finalização.

No final, todos esperavam uma vitória de Sarafian. Mas Bruce Buffer anunciou a decisão a favor de C.B. Dollaway, e em seguida foi simplesmente abafado pelas vaias que ecoaram no ginásio. Mesmo assim, o norte-americano saiu com sua segunda vitória seguida no Ultimate.

Russo arrasa Thiago e é aplaudido

O catarinense Thiago Tavares encarou a invencibilidade de 18 lutas do russo Khabib Nurmagomedov na primeira luta do card principal, e acabou sendo nocauteado logo em apenas três minutos no primeiro round no duelo válido pelos pesos leves.

Nurmagomedov entrou muito vaiado no octógono, mas acabou sendo aplaudido no final e gritou “Obrigado, Brasil” para a galera. O golpe que valeu o reconhecimento do público foi um direto de esquerda no contragolpe que derrubou Tavares e encaminhou a vitória.

No chão, o brasileiro ficou sem reação após uma série de cotoveladas na cabeça, mas o árbitro demorou para decretar nocaute técnico. O brasileiro acabou precisando de atendimento médico ao final do combate. Foi a quinta derrota de Tavares em 13 lutas no Ultimate.

Napão finaliza Rothwell

Napão toma a iniciativa e quase consegue a queda após pegar a perna de Rothwell. Brasileiro agarra o rival na grade e tenta acertar golpes por trás. O norte-americano conseguiu se desvencilhar, mas em seguida tomou dois diretos no rosto, e então o combate voltou a ficar amarrado até o final do primeiro assalto.

No começo do segundo round, Napão acertou mais uma sequência de diretos e levou Rothwell ao chão. O brasileiro aproveitou a posição de vantagem e conseguiu estrangular o rival com uma guilhotina. O árbitro interveio e encerrou a luta.

Após a derrota de Thiago Tavares na luta anterior, a torcida vibrou bastante com o triunfo de Gabriel. Foi a segunda vitória seguida de Napão, que havia vencido Ednaldo Oliveira no Rio também por finalização. “Usei minhas raízes no jiu-jitsu, mas não esqueci a parte em pé”, observou o brasileiro. Já o norte-americano perdeu sua terceira luta em cinco no UFC.