Topo

MMA


UFC confirma revanche de Anderson Silva e Sonnen para o Engenhão, dia 23 de junho

Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, receberá a aguardada noitada de lutas - Divulgação
Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, receberá a aguardada noitada de lutas Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/03/2012 12h07

O Engenhão será mesmo o palco do UFC 147, em junho. Depois de um anúncio extra-oficial por Dana White, o estádio administrado pelo Botafogo foi confirmado nesta segunda-feira como a sede do evento que acontecerá no dia 23 de junho e tem como principal luta a revanche do brasileiro Anderson Silva, campeão dos médios, contra o norte-americano Chael Sonnen.

A intenção original dos organizadores era levar o UFC 147 para São Paulo, mas a prefeitura paulistana não conseguiu viabilizar os estádios do Pacaembu e do Morumbi como sedes.

Esse será o primeiro UFC realizado em um estádio de futebol. Por isso, a organização tem a expectativa de registrar o maior público da história do campeonato. O recorde pertence à edição 129, realizada em abril de 2011 no Rogers Centre, no Canadá. Na oportunidade, 55 mil fãs foram ao local. Informações sobre ingressos serão divulgadas em abril.

"Este será o maior evento esportivo do ano", resumiu o presidente do UFC, Dana White. "Maior que a NFL, que a NBA, pode escolher: o UFC 147 será maior. O mundo inteiro quer ver essa luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen. Somos transmitidos para mais de 150 países em 22 idiomas diferentes em 1 bilhão de lares. Onde quer que estes fãs estejam, eles irão assistir a essa luta", emendou.

A previsão de Dana White se baseia nos meses de provocação entre Anderson e Sonnen. O falastrão norte-americano já recorreu a inúmeras maneiras de cutucar o Spider, disparando até mesmo contra o povo brasileiro. Ele até se posicionou a favor do Palmeiras depois que Anderson Silva fechou com o Corinthians.

Anderson e Sonnen se enfrentaram em 2010 numa luta marcada por uma grande virada. O brasileiro era dominado pelo rival na luta, mas no último round conseguiu a finalização.

O UFC no Engenhão também terá a revanche entre os brasileiros Vitor Belfort e Wanderlei Silva. Eles se encontraram em 1998, em São Paulo, e Belfort levou a melhor. O duelo é apimentado pelo fato de ambos serem os treinadores rivais do TUF Brasil, o reality show do UFC que estreou no último domingo e é transmitido pela Rede Globo.

O TUF, inclusive, terá sua final justamente no Engenhão, nas preliminares da luta principal do UFC 147. O estádio receberá as finais das duas categorias do reality (penas e médios).