Topo

MMA


"Caveira" é nocauteado em 42s em tarde de derrotas do Brasil no UFC da Suécia

Brasileiro Paulo Thiago fica estirado no octógono após nocaute contra Bahadurzada - UFC/Divulgação
Brasileiro Paulo Thiago fica estirado no octógono após nocaute contra Bahadurzada Imagem: UFC/Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

14/04/2012 17h43

Apesar da expectativa de conquistar sua segunda vitória seguida no UFC, o brasileiro Paulo Thiago acabou durando apenas 42 segundos na edição realizada neste sábado, a primeira na Suécia. Policial do Bope, ele “apagou” com um golpe sofrido logo no início do combate, e sofreu sua quarta derrota na carreira. O Brasil deixou o octógono sueco só com resultados negativos, com os reveses de Diego Nunes e Thiago Silva na luta principal.

Paulo Thiago enfrentou o estreante no Ultimate Siyar Bahadurzada, o primeiro lutador do Afeganistão a entrar no UFC. Ao tentar aplicar uma queda no adversário, o brasiliense acabou sofrendo um golpe de direita no queixo e já caiu desacordado na lona.

Na entrevista após o combate, Siyar mostrou muito respeito a Paulo Thiago, dizendo que admira o brasileiro, e explicou que sofreu uma fratura na mão dez dias antes do combate, mas que mesmo assim preferiu ir em frente e enfrentar o brasiliense.

Paulo Thiago ficou famoso com sua vitória no UFC Rio, quando triunfou sobre David Mitchell por pontos. Ele foi um dos lutadores mais festejados na edição carioca, ao entrar no octógono com a música do filme "Tropa de Elite", repetida na Suécia.

Com o resultado deste sábado, ele chega a quatro derrotas em oito lutas no UFC e mais uma vez terá de se recuperar para tentar uma posição entre os tops da categoria meio-médio.

Luta principal: sueco bate Thiago Silva

No combate mais esperado da noite, o lutador da casa Alexander Gustafsson bateu por pontos o brasileiro Thiago Silva, após três assaltos.

O sueco usou bem a sua envergadura - ele tem 1,96 m de altura - e fez com que o paulista não conseguisse achar a distância para encaixar seus golpes. Certeiro e dominante no ritmo do combate, Gustafsson acabou marcando seu quinto triunfo consecutivo, em decisão unânime.

Thiago Silva fez sua primeira luta desde o início de 2011. Ele foi suspenso após o UFC 125, por fraudar uma amostra de urina em exame antidoping, e teve de cumprir um ano afastado do octógono, o que também prejudicou seu gás na luta.

"Ele é um cara grande. Eu lutei o máximo que pude, mas não achei a distância. Ele mereceu esta vitória", afirmou o brasileiro, ainda no octógono.

Diego Nunes perde por pontos

Vindo de vitória, o brasileiro Diego Nunes acabou derrotado por Dennis Siver, russo naturalizado alemão. Em um duelo repleto de chutes no maior estilo cinematográfico, os lutadores não conseguiram ser tão eficazes e certeiros.

Siver acabou acertando mais golpes e os jurados deram a vitória por pontos para o europeu, com um triplo 29-28. O peso pena Diego Nunes agora soma duas vitórias e duas derrotas no UFC, e terá de recomeçar sua trilha para entrar no grupo dos maiores atletas da categoria, liderada pelo campeão José Aldo.

Stann aplica outro nocaute rápido

No evento co-principal da noite, mais um nocaute rápido. O norte-americano Brian Stann vinha de derrota para Chael Sonnen no UFC 136, em 2011, e enfrentou o italiano Alessio Sakara.

Por duas vezes Stann balançou seu rival com golpes certeiros na cabeça. Na segunda ocasião, no ground and pound, viu Sakara “apagar” com suas cotoveladas e parou de bater antes mesmo da interrupção pelo árbitro, aos 2min26s de luta. Com isso, o peso médio tenta se recolocar entre os melhores da categoria, para disputar uma chance pelo cinturão de Anderson Silva.

Em uma das lutas mais movimentadas da noite, com um exemplo de um bom combate no chão, John Maguire surpreendeu. Sentindo dores na perna após golpes, o inglês teve frieza e inteligência para aguardar uma bobeada de DaMarques Johnson e conseguir a vitória com uma bela chave de braço.

Card preliminar: mais finalizações

Nas primeiras seis lutas da noite, o que se viu foi uma grande quantidade de finalizações, com quatro lutas acabando em estrangulamentos.

Os suecos não se deram bem, exceto por Reza Madadi, que se recuperou bem após um primeiro round ruim e finalizou o cubano Yoislandy Izquierdo. Outro bom combate teve James Head dominando o lutador da casa Papy Abedi e forçando o rival a bater com um mata-leão ainda no primeiro giro.

*Atualizada às 18h52

Veja os resultados completos:

Card principal
Meio-pesado: Alexander Gustafsson (SUE) vence Thiago Silva (BRA), por pontos
Médio: Brian Stann (EUA) vence Alessio Sakara (ITA), por nocaute no 1º round
Meio-médio: Siyar Bahadurzada (AFG) vence Paulo Thiago (BRA), por nocaute no 1º round
Pena: Dennis Siver (ALE) vence Diego Nunes (BRA), por pontos
Meio-médios: John Maguire (ING) vence DaMarques Johnson (EUA), por finalização no 2º round
Galos: Brad Pickett (ING) vence Damacio Page (EUA), por finalização no 2º round

Card preliminar
Meio-médio: James Head (EUA) vence Papy Abedi (SUE), por finalização no 1º round.
Meio-pesado: Cyrille Diabate (FRA) vence Tom DeBlass (EUA), por pontos
Médio: Francis Carmont (FRA) vence Magnus Cedenblad (SUE), por finalização no 2º round
Leve: Reza Madadi (SUE) vence Yoislandy Izquierdo (CUB), por finalização no 2º round
Meio-médio: Simeon Thoresen (NOR) vence Besam Yousef (SUE), por finalização no 2º round.
Pena: Jason Young (ING) vence Eric Wisely (EUA), por pontos