Topo

MMA


Minotauro tem vida agitada e divide MMA com negócios, filme e Dança dos Famosos

Minotauro (meio)  e Minotouro (e) usam camisa da academia na novela Fina Estampa - Divulgação/TV Globo
Minotauro (meio) e Minotouro (e) usam camisa da academia na novela Fina Estampa Imagem: Divulgação/TV Globo

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

20/05/2012 06h02

Um dos principais lutadores brasileiros da atualidade, Rodrigo Minotauro é um dos grandes responsáveis pela explosão do MMA no país. Mas engana-se quem pensa que ele ganha a vida apenas aplicando golpes e nocauteando seus adversários. Com uma rotina agitada, se divide entre negócios, filme e até a Dança dos Famosos.

  • Amauri Nehn e Francisco Cepeda/AgNews

    Minotauro forma par com a dançarina Juliana Valcézia na nona edição da "Dança dos Famosos

Além de um atleta de sucesso, Minotauro se transformou em um grande empresário. É sócio de seis academias de lutas espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos e  Suíça, é dono de uma marca de roupas e suplementos e ainda tem um projeto social no Rio de Janeiro.

E não para por ai. Já está próximo de abrir mais 12 filiais da Team Nogueira pelo interior de São Paulo, Estados Unidos e Austrália e mais um instituto para crianças no Complexo do Alemão.

Aos 35 anos, o peso pesado do UFC já tem a vida engatilhada para quando encerrar a carreira esportiva, em aproximadamente dois anos. Mas mesmo com a agenda tomada por treinamentos, lutas e viagens atualmente, já observa tudo de perto, faz questão de participar das reuniões com os sócios e a família e dá seus pitacos.

“Eu sempre tive um tino empresarial. Levava quimono do Brasil para vender nos Estados Unidos quando estava começando a carreira. Nossos quimonos são os melhores. Minha mãe já tinha uma academia na Bahia e eu fui aprendendo", conta.

"Mas errei muito também. Já tive uns dez negócios que não deram certo e aprendi com os erros. O importante é se associar às pessoas certas que entendem do assunto”, disse o lutador, que abriu sua primeira academia aos 21 anos nos EUA.

OS NEGÓCIOS DA FAMÍLIA NOGUEIRA

- Seis filiais da academia Team Nogueira. São duas nos EUA, uma no Brasil e três na Suiça. Outras 12 serão abertas no interior de São Paulo, nos EUA e na Austrália. Apenas no Rio de Janeiro, já são 500 alunos.

- Marca de roupas esportivas Minotauro, vendidas com representantes, em lojas e na loja virtual Minotauro Store. O lutador dá palpite nos modelos e testa para que fiquem adequados à prática esportiva.

- Marca de suplementos alimentares

- Revista MMA Combate que já está em sua quarta edição

- Agenciamento de 30 atletas de MMA. Desses, 20 estão entre os considerados 'top' no Brasil

Uma das atividades de maior prazer do atleta é o projeto social no Rio de Janeiro. O Instituto Irmãos Nogueira já existe no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade, e ganhará outra sede no Complexo do Alemão. A ideia é melhorar a vida de mil crianças usando os conceitos do esporte, especialmente das artes marciais.

“Mais que atletas, queremos formar cidadãos com a filosofia da arte marcial que prega respeito, disciplina, hierarquia, treinamento. Se de mil crianças, 50 virarem atletas, 100 se tornarem professores de lutas e 800 incorporarem os valores do esporte, olha quantas vidas serão mudadas”.

A ideia surgiu de uma viagem a Cuba no ciclo olímpico de 2004 quando viu milhares de crianças brincando em piscinas, quadras e pistas. “Eu achei lindas aquelas crianças. E sinto que preciso retribuir à sociedade o que eu conquistei com o esporte”, conta.

LUTADOR TAMBÉM SE DEDICA A UM FILME

Minotauro ainda encontra tempo para se dedicar a um filme. Ele vem participando das gravações e das reuniões do documentário que vai contar sua história de vida. É dirigido e produzido pelo português Fernando Serzedelo, o mesmo que produziu o "Incrível Hulk", "2012" e "Velozes e Furiosos".

O filme está sendo gravado há um ano e meio e fala muito sobre a superação do esportista que sofreu um grave acidente com onze anos ao ser atropelado por um caminhão. Ele chegou a ficar quatro dias em coma e internado por um ano.

Recentemente, Minotauro assumiu mais um compromisso em sua vida e decidiu apostar em um projeto ousado. Ao lado de celebridades, vai participar da Dança dos Famosos, no programa Domingão do Faustão, da TV Globo.

A rotina de treinos também é puxada e começa nesta semana com ensaios de terça a sexta de 10h ao meio dia. Dos estúdios da emissora, ele sairá correndo para os treinos de MMA que pratica diariamente de 12h30 às 14h.

O lutador garante que a brincadeira não vai atrapalhar sua preparação para enfrentar o francês Cheick Kongo no UFC 149, dia 21 de julho, em Calgary, no Canadá. E, mesmo sem domínio do assunto, está animado com o novo desafio.

“É uma chance de o público que nunca me conheceria em uma luta me conhecer. A tia da minha mãe nem sabia direito que eu lutava, mas quando saí na Dança dos Famosos ligou para mim. Acredito que mais gente vai passar a me conhecer. De repente a imagem de lutador durão, agressivo vai mudar um pouco", diz ele que já escuta as piadas dos amigos. "Nego vai zoar. Cara, eu não estou nem aí.”