Topo

MMA


Pupilo de Minotauro, Jason vence Wolverine e faz final dos penas no TUF Brasil contra Pepey

Rony Jason tenta chute em Hugo Wolverine em sua vitória na semifinal dos penas  - Divulgação/TUF Brasil
Rony Jason tenta chute em Hugo Wolverine em sua vitória na semifinal dos penas Imagem: Divulgação/TUF Brasil

Do UOL, em São Paulo

11/06/2012 00h14

Envolvido na maior polêmica do TUF Brasil até o momento, o lutador Rony "Jason" se garantiu na decisão dos pesos penas do TUF (The Ultima Fighter) Brasil. Em combate exibido neste domingo, ele venceu Hugo "Wolverine", na decisão dos árbitros, na semifinal da categoria e se classificou para enfrentar Godofredo Pepey no UFC 147, em Belo Horizonte, no próximo dia 23 de junho. Pepey classificou-se ao superar Vina, na semana retrasada.

Antes de lutar, Jason recebeu a visita dos irmãos Nogueira, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, com quem ele treina e de quem é pupilo. Os dois não pouparam elogios ao aspirante ao UFC. Minotouro, inclusive, chegou a dizer que considera Jason como um membro de sua família, tamanha a proximidade e o carinho existente entre eles. 

No reality show, Jason, se viu presente no momento mais tenso do programa até o momento. Nas quartas de final, ele foi colocado por Vitor Belfort, técnico do Time Verde, para enfrentar o amigo Gasparzinho. Na luta, ele conseguiu aplicar uma chave de braço, que gerou uma lesão no adversário. Por causa do "combate entre amigos", Belfort e Wanderlei Silva tiveram uma acalorada discussão, que externou a rivalidade entre os dois.

No combate contra Wolverine, o lutador de 27 anos começou um pouco tenso e chegou até a sofrer alguns bons golpes de Wolverine. A partir da metade final do primeiro round, porém, ele se soltou e melhorou no combate, até fazendo o nariz do rival começar a sangrar.  A dois minutos do fim, os lutadores partiram para a trocação e se alternaram na aplicação de bons golpes. 

O segundo round foi o melhor momento para Rony Jason. Com pouco mais de um minuto de luta, ele acertou um bom chute em Wolverine, que  sentiu o golpe e chegou a cair, mas conseguiu levantar antes de receber mais golpes. Na sequência, o pupilo de Minotauro aplicou dois socos e uma joelhada voadora, que mais uma vez fizeram o adversário sentir. A partir dali, ambos passaram a se estudar e o combate seguiu equilibrado.

Melhor na luta, Jason, em alguns momentos, tirou onda de seu rival durante o começo do terceiro round. Depois de se esquivar de um soco de Wolverine, ele levantou os braços e deu um leve sorriso. Os dois, então, aos gritos dos respectivos treinadores, partiram para tentar vencer sem depender dos árbitros, o que não ocorreu, apesar de Rony Jason sofrer com um soco de direita, que abriu um corte em seu olho e preocupou o Time Azul, de Wanderlei Silva. 

Na decisão unânime dos árbitros, Rony Jason foi declarado o vencedor. Depois, ajoelhou-se no octógono e começou a chorar, emocionado.