Topo

MMA

Lutadora transexual tem problema para obter licença no MMA feminino

Divulgação
Fallon Fox tenta obter sua licença para competir no MMA feminino Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/03/2013 08h36

A lutadora Fallon Fox gerou polêmica nos Estados Unidos ao solicitar sua licença para competir no MMA feminino. Isto porque a atleta de 37 anos é transexual e passou por uma cirurgia para mudança de sexo em 2006.

“Nosso departamento jurídico está atualmente investigando as informações em sua ficha de inscrição”, disse a porta-voz da Comissão de Boxe do Estado da Flórida, Sandi Copes, à revista Sports Illustrated.

No último sábado, Fox nocauteou uma mulher em 39s em uma luta em Coral Cables, na Flórida. Como amadora e profissional, a lutadora acumula um cartel de cinco vitórias e nenhuma derrota, tendo nocauteado no primeiro round em todos os confrontos.

Fox diz ter recebido sua licença para lutar junto à Comissão Atlética do Estado da Califórnia após ter apresentado exames em que comprovaria ser transexual. A entidade, porém, diz ter havido um mal entendido, afirma ter enviado apenas o comprovante de pagamento da taxa de inscrição de US$ 60 e ainda avaliará a documentação.

A lutadora tinha combate marcado para o dia 20 de abril, quando participaria da semifinal do Grand Prix dos pesos pena do Championship Fighting Alliance (CFA). Em apoio a Fox, a entidade cancelou todo o evento, que contaria com oito atletas.

“Estamos 120% com Fallon. Ela é feminina, uma garota muito doce. Temos muito dinheiro em jogo com ela, que vinha lutando muito bem. Vamos dar a ela algumas semanas para ver se as coisas mudam”, disse Jorge De La Nova, presidente do CFA.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!