Topo

MMA


Cigano muda estratégia e equipe para reaver prestígio e nocaute no UFC 160

Evelyn Rodrigues

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

22/05/2013 06h00

Há cinco meses Junior Cigano partia de Las Vegas rumo ao Brasil levando na bagagem o momento mais difícil de sua carreira: a perda do cinturão dos pesos pesados e a quebra de sua invencibilidade no UFC. Agora, ele está de volta à cidade para buscar a redenção contra Mark Hunt, no UFC 160, neste sábado.

De lá para cá, ele tentou superar o ocorrido buscando entender quais fatores prejudicaram a sua performance, além de corrigir os erros que o levaram a perder o principal título conquistado em sua carreira.

“Eu acho que eu aprendi bastante com tudo o que aconteceu. Quando você vem de um resultado negativo, aprende muito mais do que quando você vem de uma vitória. Justamente por isso acredito que a gente se profissionalizou mais, parou de levar tudo 'nas tora', que nem a gente fala (risos)”, explicou o ex-campeão em entrevista ao UOL Esporte.

“Agora eu tenho acompanhamento não só de um nutricionista, mas também tenho um fisiologista comigo em todos os treinos. A gente controla tudo e vê como eu estou me sentindo, se eu posso exigir mais do meu corpo, se eu tenho que descansar um pouco mais. Então, eu aprendi realmente muita coisa com a última luta, principalmente a me cuidar melhor”, diz Cigano, explicando que um dos pontos que precisava de atenção era a frequência de treinos.

Luiz Dórea, treinador de boxe do atleta, confirma a maior preocupação com o excesso de treinos, mas garante que isso não influenciou drasticamente o camp de Cigano para o duelo contra Mark Hunt no MGM Grand Garden Arena.

“Nós mantivemos a base do treinamento, mas estamos sempre evoluindo. Eu sempre falo que o treinamento é o laboratório.  O campeão é feito na academia, ele treina duro justamente para antecipar tudo o que acontece ali no octógono.

"E contra o Cain, além dessa questão do overtraining, ele (Cigano) também não estava com o lado psicológico legal", conta. “Mas como eu digo, dois raios não caem no mesmo lugar, já passou, já foi superado. No geral o treinamento foi muito bom e ele teve um desenvolvimento excelente na parte tática, na parte de força, ele está conseguindo se superar em tudo. Nós mudamos algumas coisas na parte de estratégia e na parte tática, mas vocês só vão ver no sábado”, brincou.

Recuperação e nova disputa de cinturão

O duelo contra Hunt pode definir a nova chance de Junior dos Santos ao cinturão dos pesados do UFC e o brasileiro sabe que para voltar a ser campeão, perder não é uma opção no sábado à noite.  “Para mim essa é uma luta mais importante do que a minha última, porque agora eu estou vindo de um resultado negativo e realmente não é bom lutar na posição em que eu estou agora. Mas graças a Deus eu tenho essa característica de ser muito confiante. Treinei duro como sempre para dar o meu melhor, tenho uma história de superação na minha vida e não vou desistir na primeira adversidade. Superar desafios faz parte e eu só quero fazer as pazes com a vitória no sábado à noite”.

Sobre o seu oponente no UFC 160, o “Super Samoan” Mark Hunt, Cigano afirma que tem muito respeito pelo ex-campeão do K-1 e ressalta algumas semelhanças entre ele e seu  adversário: “Eu acho que vai ser interessante para o público o ver dois pesos pesados trocando porrada. Claro que é MMA e tudo pode acontecer, mas eu também não descuido das outras áreas e uma das principais coisas que eu aprendi na última luta é que a gente tem que usar todas as armas possíveis para conquistar a vitória. Às vezes não basta você ter uma estratégia só, você precisa de várias e precisa também saber mudar na hora certa. Caso precise, eu posso levar essa luta para o chão, mas eu sou muito  confiante de que eu posso nocautear qualquer um e eu vou em busca do nocaute novamente.”

BOM HUMOR E TRANQUILIDADE

  • Evelyn Rodrigues/UOL

    Cigano e equipe já estão em Vegas desde o último dia 18, focados na reta final de sua preparação para o duelo contra Hunt. Na segunda-feira (20) ele chegou bem-humorado ao treino noturno, depois de pegar carona com mais seis integrantes de sua equipe no carro compacto do lutador mexicano Javier Torres (ex-TUF 13). As fotos foram parar no Twitter de Javier, que aproveitou para fazer parte da sessão de sparring do brasileiro.

    Cigano atendeu os fãs, tirou fotos e treinou por mais de 2 horas com a equipe, atento aos detalhes passados por Dórea e Ramon Lemos, responsável por seu Jiu-Jitsu. Ele se mostrou bastante focado e tranquilo, apesar de ter feito um treino puxado.

    “O carro chefe dele é o boxe, mas não descuidamos de nenhuma arte. Trabalhamos muito o jiu-jítsu com o Ramon, tem o Junior ‘Cara de Sapato’, campeão mundial, que está sendo o sparring dele nos acompanhando, nós investimos no wrestling, muay Thai, então ele está pronto e se Deus quiser ele vai fazer uma grande luta e nós vamos em busca do cinturão de novo. Vai ser uma grande volta. O campeão voltou!”, justificava Dórea.

TORCIDA POR PEZÃO CONTRA VELASQUEZ

  • Evelyn Rodrigues/UOL

    A luta principal do UFC 160 será a primeira defesa de cinturão do campeão Cain Velasquez, que enfrentará pela segunda vez Antonio Pezão Silva. Cigano, que é amigo e companheiro de time de Pezão, já declarou que está na torcida pelo brasileiro, mesmo que isso signifique que eles tenham que se enfrentar no futuro.

    “Nós temos isso muito resolvido entre nós. Se eu vencer no sábado e ele vencer o cinturão nós vamos nos enfrentar, mas só se for pelo título. Eu quero ser campeão, ele quer ser campeão e eu como amigo dele não quero privá-lo de ir em busca desse sonho e vice-versa”, conta Junior.

    “Eu acho que realmente o Cain é o favorito para esse combate, até porque ele é um cara muito versátil para um peso pesado. Mas eu acredito no Pezão e vou torcer muito por ele, que é uma pessoa muito boa, um cara que se dedica muito e merece ser campeão. O Cain é o campeão, mas o Pezão é muito mais contundente e se algum golpe entrar o Velasquez vai cair”, prevê.

DESEJO DE REVANCHE CONTRA VELASQUEZ

  • Evelyn Rodrigues/UOL

    Apesar de torcer pelo amigo Pezão, Cigano não esconde o desejo de enfrentar Cain Velasquez pela terceira vez e garante que já a imaginou por diversas vezes. “Eu já vi essa terceira luta várias vezes na minha cabeça. Eu acho que esse é um duelo que vai ter que acontecer e a gente vai se enfrentar muitas vezes ainda”, declarou.

    “A primeira vez foi muito rápida, a segunda vez eu realmente não entrei no octógono, e tem que ter essa terceira. Tenho certeza que teremos a quarta, a quinta e a sexta. Ele quer muito, eu também, e eu sei o que eu preciso mudar para vencê-lo. Acho que aprendi um pouco mais sobre o estilo dele nesse último duelo e eu realmente acho que os nossos caminhos ainda vão se cruzar muitas vezes”.

CIGANO MANDA RECADO PARA OS INTERNAUTAS DO UOL ESPORTE