Topo

MMA


Argentino triunfa mas deixa final do TUF por lesão; Patolino pega Léo Santos na decisão

William Patolino comemora vitória na primeira rodada do TUF Brasil 2 - Getty Images/UFC
William Patolino comemora vitória na primeira rodada do TUF Brasil 2 Imagem: Getty Images/UFC

Do UOL, em São Paulo

03/06/2013 06h37

Não será desta vez que os telespectadores que acompanham o TUF Brasil 2 poderão assistir à final do programa como ele foi desenhado dentro do octógono. Se na primeira edição Daniel Sarafian se lesionou e ficou fora da decisão, a “maldição” voltou a acontecer e vitimou o “argentino gente boa” Santiago Ponzinibbio. Ele conquistou sua vaga no TUF Brasil 2 Finale, sábado, em Fortaleza, mas quebrou a mão durante a semifinal.

No fim do episódio deste domingo do reality show do UFC, foi anunciado que a gravidade da contusão não permitiu que ele se recuperasse a tempo de lutar na capital cearense. Na outra semifinal, William Patolino nocauteou Viscardi Andrade e vai encarar o substituto Léo Santos - justamente a vítima do argentino.

Em um programa final marcado apenas pelas semifinais e sem as confusões e pegadinhas do restante do programa, o que se viu foram dois combates que, se não foram primorosos tecnicamente, tiveram a garra de todos os envolvidos como destaque.

Tanto Santiago Ponzinibbio quanto Léo Santos disputaram o TUF pelo time de Rodrigo Minotauro e mostraram certo desconforto em se enfrentar, mas isso não os permitiu de se entregarem no octógono. Em três rounds, o argentino sofreu muitos golpes, mas teve mais sucesso tanto em pé quanto no chão, além de deixar Léo Santos desfigurados por seus golpes.

Na saída do octógono, Santiago entregou as más notícias - e provou sua superação: “Quebrei a mão no primeiro round, estou com a mão quebrada, não consegui golpear direito. No terceiro, quando colocava a mão no chão, não conseguia me levantar. Tenho certeza que o osso quebrou, mas lutei com o coração, lutei até a morte.“

Minotauro bate Werdum como técnico

A outra semifinal marcou um duelo entre Time Nogueira e Time Werdum com, respectivamente, William Patolino e Viscardi Andrade. Patolino conseguiu a vitória e tirou as chances de Werdum ter um lutador na final e dando a vitória, ao menos como técnico, a Minotauro.

Patolino e Viscardi também fizeram uma luta muito acirrada, e o jovem de 21 anos e cabelo descolorido foi quem acertou os melhores golpes. No terceiro round, uma direita em cruzado fez Viscardi ir para o chão. Bastou Patolino encerrar o combate no ground and pound, obrigando o árbitro Mario Yamasaki a dar fim à disputa.

Com o resultado, Patolino e Léo fazem a principal preliminar da noite no UFC de Fortaleza, neste sábado, logo antes do duelo de técnicos. Fabrício Werdum e Minotauro fazem uma revanche do duelo que travaram em 2006, ainda no Pride. Na ocasião, o baiano Minotauro foi o vencedor, por pontos.

Final do 1º TUF também foi alterada

  • Maior medo dos organizadores do TUF, a final da primeira edição realizada no Brasil teve um enorme anticlímax. Depois de grandes atuações de Daniel Sarafian e Cezar Mutante, o primeiro sofreu um problema no bíceps e foi cortado da decisão. O anúncio foi feito logo após o último capítulo e já trouxe o especialista em jiu-jítsu Sergio Moraes em seu lugar. No UFC 147, em Belo Horizonte, Mutante comprovou seu favoritismo e venceu Sergio.

"Zica" no TUF Brasil 2 vitimou mais lutadores

  • Yan Cabral: um dos favoritos do time Werdum, Yan venceu seu combate e garantiu vaga nas quartas de final ao bater David Vieira. No entanto, ele lesionou a mão durante o duelo e, depois de ser avaliado por médicos, foi cortado do reality. Em seu lugar, retornou Daniel Gelo.

  • Neilson Gomes: Programado para encarar Viscardi Andrade, Neilson teve constatada uma lesão ligamentar no joelho e não pôde lutar. Com isso, retornou ao programa Thiago Jambo.

  • Luis Besouro: Depois de conseguir uma boa vitória e a vaga nas quartas de final, o piloto de moto táxi e lutador Besouro não pôde continuar. Uma lesão na mão foi constatada e obrigou seu corte, num dos momentos de emoção do reality, com ele e o Time Nogueira às lágrimas.

  • Daniel Gelo: o caso de Daniel não foi por lesão, mas também teve os médicos em ação. Recolocado na competição após corte de Cabral, ele não conseguiu bater o peso: apareceu 1,600kg acima dos 77kg, sendo expulso do reality. Cleiton Foguete avançou sem lutar.