Topo

MMA


Belfort lança desafio a Sonnen, e falastrão pede que vencedor dispute título

Vitor Belfort vem de vitória contra Luke Rockhold, no UFC de Jaraguá do Sul (SC) - Josh Hedges/Zuffa LLC/Getty Images
Vitor Belfort vem de vitória contra Luke Rockhold, no UFC de Jaraguá do Sul (SC) Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/07/2013 07h22

Chael Sonnen entra no octógono no próximo dia 17, em Boston, contra o brasileiro Maurício Shogun. Mas, enquanto isso, segue falando de potenciais rivais em seu futuro. Desta vez, um desafio partiu do brasileiro Vitor Belfort. Em meio a polêmica com Dana White, o carioca afirmou que gostaria de enfrentar o falastrão em um peso combinado, e Sonnen aceitou.

As informações foram passadas pelo UFC Tonight, programa do Ultimate na televisão dos EUA. De acordo com o repórter Ariel Helwani durante o programa, Belfort “adoraria enfrentar Sonnen”, contanto que não seja em uma luta pelo peso médio.

A explicação para isso é toda a queda de braço entre o brasileiro e a organização. Vitor se vê no momento de disputar um cinturão, mas teve oferecido um fraco combate com Tim Kennedy. Ao recusar, exigiu lutar como peso médio apenas pelo cinturão, apesar de aceitar desafios para entrar no octógono em outros pesos, mais pesados. Dana White chegou a dizer que Vitor está "fora de si".

Sonnen, que é um dos apresentadores do programa, disse que a luta o interessa muito - e até que poderia ser feita no UFC 168, o mesmo de Chris Weidman x Anderson Silva 2. Mas ele quer mais: exige que o vencedor lute pelo cinturão dos médios, hoje de Weidman.

“Vitor, eu aceito. Entretanto, ele tem o ‘título’ de desafiante número 1. Se ele quer colocar isso em jogo, eu não apenas luto com ele, mas o farei em 28 de dezembro: Weidman defende seu título, Rousey defende o dela e Vitor, você tem um ‘título’ e quero que o defenda contra mim”, provocou Sonnen.

Chael Sonnen recentemente subiu de peso médio a meio-pesado - foi derrotado pelos campeões de ambas as categorias -, mas afirmou que depois de encarar Shogun deve retornar para a divisão mais leve.

Belfort e Sonnen tem um histórico de provocações de longa data, com o norte-americano atacando muito o brasileiro por sua religiosidade e pelo fato de ele ter fixado residência nos EUA, deixando o Brasil.

Vitor Belfort tem quatro vitórias em suas últimas cinco lutas, sendo que o revés foi em uma improvável luta contra Jon Jones, pelo cinturão dos meio-pesados. Os resultados, com direito aos nocautes com chutes dignos de cinema contra Michael Bisping e Luke Rockhold fizeram crescer seu respeito na divisão. Mas o nocaute sofrido contra Anderson Silva e a polêmica de usar um tratamento para repor testosterona têm sido obstáculos.

O possível combate com Tim Kennedy já saiu dos planos até por parte do norte-americano, que tuitou nesta terça-feira: "A luta contra Vitor Belfort nunca se materializou. Quero agradecer a Dana White e Lorenzo Fertitta por ter sido considerado para este combate."

Outro possível rival, o cipriota Costa Philippou teve combate fechado contra Francis Carmont no UFC 165.