Topo

MMA


Mutante e Sarafian opõem pilhação e calma em duelo apimentado por lobby

Mutante e Sarafian também se encararam para a divulgação do evento - Inovafoto/UFC/Divulgação
Mutante e Sarafian também se encararam para a divulgação do evento Imagem: Inovafoto/UFC/Divulgação

José Ricardo Leite

Do UOL, em Goiânia

09/11/2013 06h00

O duelo entre Cézar Mutante e Daniel Sarafian era a grande atração da final da primeira edição do reality show The Ultimate Fighter, realizado pela primeira vez no Brasil em 2012. Mas uma lesão do segundo impediu que o duelo ocorresse. Mas, neste sábado, no UFC em Goiânia, terão a chance de provar quem é melhor.

Os dois melhores pesos médios da primeira edição do TUF fazem um duelo em que a amizade cultivada dentro da mansão do programa fica de lado e foi apimentada por uma polêmica nessa semana. O estilo dois dois lutadores dos médios é bem diferente. Mutante, campeão do TUF, é mais comedido nas palavras. Discreto, procura não entrar em polêmicas fora do octógono.

Já Sarafian tem a personalidade mais forte e dá declarações mais contundentes. Na semana que antecedeu o combate, disparou críticas pelo fato de Vitor Belfort, mentor de Mutante, ter pedido para treinar junto e depois ter feito lobby pelo embate entre seus dois "alunos" no TUF 1. Daniel entendeu que Vitor aproveitou do período para dar dicas ao pupilo mais próximo, que participou de seu treinamento.

Reclamou e questionou o caráter de Belfort, mas depois disse que não pode entrar contra dois adversários no octógono. "A única coisa que posso dizer é que desde quando fechou a luta até agora, eu tive muito diálogo interno. Porque sei que não posso lutar contra dois oponentes e ter Mutante e Vitor como oponentes. Então eu sabia que isso ia me fazer mal, já está digerido e não toco mais nesse assunto. O que posso dizer é que estou focado no Mutante."

Seu adversário se apressou em dizer que nada teve a ver com a polêmica e que o relacionamento entre ambos é saudável. "O que ele tem com o Vitor é com o Vitor, e comigo é diferente. Eu nem li o que aconteceu. Só fiquei sabendo por cima do que me falaram. Não quero saber de polêmica e do que aconteceu. Eu tenho que ir lá e vencer o Sarafian", discursou.

Dentro do octógono, ambos também têm os os estilos opostos. Segundos antes de suas lutas, Sarafian costuma ficar muito pilhado, ofegante e olhar em direção ao oponente em tom de intimidação. Já Mutante prefere ficar concentrado e adotar o estilo "samurai". E adota o tom político ao comentar o do oponente.


"É o estilo dele. Cada atleta tem seu jeito de se concentrar. Eu respeito isso, é o jeito que ele tem de se concentrar, ele fica pilhado. Eu tenho meu jeito. O dia que eu estiver nervoso igual ele fica, vou ficar preocupado. Porque não é meu jeito", falou. "Vou entrar como um Samurai. Cabeça vazia, mente limpa e a hora que a brecha aparecer vou pegar", continuou.

Pelo menos em uma questão ambos adotam linha parecida: a de não ver o duelo como uma real mostra de quem foi o campeão do TUF. "O campeão sou eu, isso não discute" ,falou Mutante.

"Quanto ao TUF, ele é o campeão. Méritos dele, problema meu se não lutei e me machuquei. Não quero provar nada. Minha motivação é enfrentar um cara melhor rankeado do que eu. Minha motivação parte daí", disse Daniel. "O público pode encarar esse luta como a final, mas eu não vejo assim."

Com seis vitórias e duas derrotas no cartel, Mutante vem de triunfo contra Thiago Marreta no UFC Rio 4, por finalização. Já Sarafian tem oito vitórias, três derrotas e venceu no último combate o americano Eddie Mendez por finalização. O card preliminar terá início às 20h (horário de Brasília), enquanto o principal começa três horas depois.

Veja todas as lutas do UFC Goiânia

Card principal
Vitor Belfort x Dan Henderson (meio-pesados)
Cezar Mutante x Daniel Sarafian (médios)
Rafael Feijão x Igor Pokrajac (meio-pesados)
Paulo "Caveira" Thiago x Brandon Thatch (meio-médios)
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare (meio-médios)
Rony Jason x Jeremy Stephens (Penas)

Card preliminar
Godofredo Pepey x Sam Sicilia (Penas)
Thiago Bodão x Omari Akhmedov (Médios)
Thiago Tavares x Justin Salas (Leves)
Adriano Martins x Daron Cruickshank (Leves)
José Maria No Chance x Dustin Ortiz (Moscas)