Topo

MMA


Campeão do UFC, GSP oficializa afastamento e deixa cinturão vago

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

13/12/2013 17h41

O campeão dos meio-médios Georges St-Pierre anunciou nesta sexta-feira que dará pausa por tempo indeterminado no UFC. O comunicado foi feito durante conferência à imprensa, que contou com a presença do chefão da modalidade, Dana White. Com isso, GSP abre mão do título e deixa o cinturão vago.

A disputa dos meio-médios, portanto, será entre Johny Hendricks x Robbie Lawler, pelo UFC 171.

O lutador disse que precisa de férias e relata enorme pressão, que o deixou estafado. GSP acrescenta que sua vida social não estava boa em meio à rotina de obrigações contratuais pelo UFC. Mas o retorno pode acontecer quando se sentir mais preparado físico e mentalmente.

“Posso voltar um dia. Eu creio que vou voltar, mas preciso de uma pausa. Eu quero voltar 100%”, declarou o lutador, que tem cartel de 25 vitórias e duas derrotas.

"Eu vinha lutando por longo tempo em alto nível, com muita pressão e críticas. Eu decidi que precisava de um tempo fora. Eu estou dando tempo em respeito a outros competidores", complementou.

A possibilidade de largar o UFC já havia sido levantada por GSP ainda dentro do octógono após a polêmica vitória por pontos contra Johny Hendricks no UFC 167, em novembro. Revoltado com a declaração do canadense, Dana avisou que teria conversa séria com o lutador e que ele não poderia sair dessa forma.

A postura de Dana, entretanto, mudou radicalmente nesta sexta-feira. O chefão apoiou a decisão do canadense.

"Eu concordo 100% com ele. Eu acredito que ele fez o certo".

O site norte-americano TMZ publicou em novembro rumores de que um desses problemas seria o estado de saúde de seu pai, Roland.

Em entrevista à agência The Canadian Press, entretanto, o pai do atleta negou essa informação. " Muitas coisas foram ditas, e não são verdades", disse Roland St-Pierre.

Myriam St-Pierre, irmã mais nova de Georges, também garantiu que seu pai está bem de saúde. "Recebemos muitas ligações. Esse rumor tem que parar, nos faz sofrer muito", afirmou. "Não sei de onde vieram esses boatos, mas isso é errado", concluiu.