Topo

MMA


Las Vegas não permitirá mais reposição de testosterona no MMA

Do UOL, em São Paulo

27/02/2014 19h27

A Comissão Atlética de Nevada, nos Estados Unidos, decidiu banir o polêmico uso do TRT ( Terapia de Reposição de Testosterona) no estado. A decisão foi confirmada após uma reunião realizada pela comissão, nesta quinta-feira.

A decisão tem efeito imediato e afeta diretamente o brasileiro Vitor Belfort, que faz uso do tratamento e tem luta marcada contra o norte-americano Chris Weidman, no UFC 173 pelo cinturão dos médios, em 24 de maio, em Las Vegas, no estado de Nevada. Além do brasileiro, qualquer outro atleta de MMA, Boxe ou Kickboxing não conseguirá exceção para fazer uso de TRT no estado. 

E quem comemorou a proibição do uso do TRT foi o adversário de Belfort, Chris Weidman. O lutador que já havia por diversas vezes criticado o uso do TRT, comentou a decisão da Comissão Atlética de Nevada e afirmou o uso da terapia é uma trapaça, em entrevista ao site americano MMAFighting.

“Hoje é um dia maravilhoso para o esporte. Isso é algo que eu queria ver acontecer por um bom tempo. TRT é e sempre foi trapacear, e estou feliz que Nevada finalmente reconheceu isso,  especialmente porque eu estou prestes a lutar com um conhecido usuário de TRT. Espero que todas as outras comissões atléticas sigam, porque isso já está muito atrasado. Se você precisa de TRT para lutar, você não deveria lutar. Ponto”, disse o lutador.

Quem também ficou feliz com o banimento do TRT do MMA em Nevada foi o presidente do UFC, Dana White. Em entrevista ao site norte-americano ESPN.COM, Dana disse que a organização vai acatar as normas definidas.

“É um grande dia para o esporte. Aplaudo a comissão. O TRT precisava ser banido. Vamos seguir Nevada”, disse o presidente do UFC.

UFC apoia a decisão da Comissão Atlética de Nevada

O UFC divulgou uma nota em que apoia a decisão da comissão em o proibir o uso da polêmica terapia de reposição de testosterona. Na nota, a organização ainda fala que irá adequar a decisão a mercados internacionais. Confira a nota na íntegra:

"O Ultimate Fighting Championship apoia plenamente a decisão tomada hoje pela Comissão Atlética do Estado de Nevada, em relação ao levantamento imediato de autorizações de utilização terapêutica (AUT) para a terapia de reposição de testosterona (TRT). Nós acreditamos que nossos atletas devem competir com base em suas habilidades naturais e em campo aberto. Também pretendemos honrar esta decisão nos mercados internacionais, onde, devido à falta de órgãos sociais, o UFC supervisiona os esforços de regulação para os nossos eventos ao vivo. Encorajamos todas as comissões atléticas para adotar esta decisão. "