Sem TRT, Belfort desiste e Weidman enfrenta Machida por cinturão do UFC
Vitor Belfort não disputará mais o cinturão dos médios com o norte-americano Chris Weidman, no UFC 173, que acontecerá no dia 24 de maio, em Las Vegas. O brasileiro anunciou que desistiu da luta após a Comissão Atlética de Nevada (NSAC) confirmar a proibição permanente do TRT (Tratamento para Reposição de Testosterona) no esporte. O UFC logo divulgou que o também brasileiro Lyoto Machida ocupará o seu lugar na disputa, e toda a polêmica virou motivo de críticas no Twitter.
"Dadas as circunstâncias envolvendo a atual norma (da NSAC) e a minha próxima luta em maio, decidi não pedir a licença para lutar no estado de Nevada desta vez", disse Belfort em comunicado publicado pelo site MMA Fighting.
Ele sempre justificou o uso do TRT por questão de saúde, e não para melhorar seu desempenho nas lutas. Apesar disso, declarou que a partir de agora irá lutar MMA sem a reposição hormonal: "A Comissão mudou sua política e não mais licencia lutadores que fazem uso de TRT. Sabendo que outras comissões podem vir a tomar a mesma decisão, vou deixar de fazer o TRT e pretendo competir no MMA sem o tratamento".
Vitor esteve ligado a polêmica do uso do TRT porque já foi pego no antidoping em 2006. A princípio, a NSAC dizia não permitir que lutadores já flagrados no exame fizessem o tratamento de reposição hormonal. Mesmo assim, Belfort fez três lutas no Brasil em 2013 e em todas elas obteve a autorização.
A escolha de Machida como substituto de Belfort é natural. Lyoto se disse "muito feliz com a oportunidade recebida": "Estou realmente empolgado com essa chance de lutar contra o campeão Chris Weidman. Vou treinar muito duro e estarei bem preparado para a luta", disse, também em comunicado.
BELFORT É UMA "VÍTIMA" DA PROIBIÇÃO DE USO DE TRT
Você acha que Belfort fez certo em desistir da luta contra Weidman?
Resultado parcial
Total de votosO presidente do UFC, Dana White, já havia declarado que Lyoto seria o próximo desafiante ao cinturão dos médios: "Com a decisão de hoje pela NSAC, o ex-campeão meio-pesado do UFC, Lyoto Machida, que está invicto desde que ele desceu para a categoria dos pesos médios, vai lutar contra o campeão Chris Weidman no evento principal do UFC 173, em maio", disse Dana.
A mudança de adversário parece não ter afetado o norte-americano. O atual campeão dos médios, que derrotou Anderson Silva duas vezes, elogiou Machida e revelou que já esperava por essa luta: "Machida é um lutador perigoso e ele sabe o que é preciso para se tornar um campeão", disse em entrevista à Fox Sports internacional.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.