Topo

MMA


Chael Sonnen é flagrado no antidoping com quatro substâncias proibidas

Do UOL, em São Paulo

28/06/2014 23h29

O lutador de MMA Chael Sonnen, que anunciou aposentadoria recentemente, foi pego mais uma vez no exame antidoping. Neste sábado, a Comissão de Atletas de Nevada (NAC) confirmou que o norte-americano testou positivo para quatro substâncias proibidas no esporte: eritropoietina, anastrozole, gonadotrofina coriônica humana e hormônio do crescimento.

"A Comissão está ciente das medicações prescritas que eu estava tomando e não vou desafiar as alegações. Vou cooperar com a Comissão e pensar adiante em ter um diálogo sobre como lutadores que deixaram a terapia de reposição de testosterona (TRT) podem evitar a violação de regras", declarou Sonnen ao site MMAFighting.

As amostras de sangue e urina do polêmico lutador foram tiradas no dia 5 de junho, na cidade de Portland, quando restavam 30 dias para o UFC 175, no qual o norte-americano enfrentaria o brasileiro Wanderlei Silva em Las Vegas.

A eritropoietina normalmente é utilizada para aprimorar o carregamento de oxigênio pelas células vermelhas aos músculos do corpo, aumentando a resistência e a estamina do usuário. Já o anastrozole, uma droga receitada para tratamento de câncer de mama, pode servir para diminuir o excesso de estrogênio e retenção de água do organismo.

A terceira substância proibida foi a gonadotrofina coriônica humana, que possibilita o reinício da produção de testosterona nos homens, enquanto o hormônio do crescimento estimula a reprodução de tecidos do organismo.

No dia 10 de junho, Sonnen já havia sido flagrado em exame surpresa realizado pela NAC. Na ocasião, afirmou que o uso de tais substâncias faziam parte de um processo pessoal para aumentar a sua fertilidade, uma vez que está tentando engravidar sua mulher, portanto abandonaria o profissionalismo no MMA e, consequentemente, o UFC.