Topo

MMA


"Maconha deverá seguir proibida no MMA", avalia Dana White

Alex Trautwig/Getty Images
Imagem: Alex Trautwig/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/03/2015 19h01

Apesar da crescente aceitação da maconha no âmbito medicinal e do uso recreativo ter sido aprovado em alguns estados norte-americanos, a droga deverá continuar sendo considerada doping em competições esportivas. Pelo menos é o que acredita o presidente do UFC, Dana White.

Em entrevista coletiva, ao ser questionado sobre uma possível remoção do entorpecente da lista de substâncias banidas, White declarou não acreditar na possibilidade. “Esta é uma questão delicada pois, ao final do dia, as pessoas sempre olham para a maconha de uma forma diferente. Mesmo que se torne legal e você saia por aí, fumando em casa ou em público, quando você está competindo em um esporte... a razão pela qual a maconha medicinal foi liberada para pacientes diagnosticados com câncer é o alívio para as dores e outros sintomas. Eu penso que a maconha ainda deverá ser tipificada como uma espécie de analgésico, e analgésicos são substâncias proibidas.”
 
Nos Estados Unidos, 23 estados legalizaram o uso medicinal do entorpecente, enquanto outros três estados descriminalizaram o uso recreativo. Apesar de acreditar que a droga sempre será proibida, White ressalta que o valor aceitável para não ser considerado doping deverá ser reajustado. “Eu não acho que existirá um dia em que a maconha seja algo positivo para os atletas, mas a quantidade de nanogramas que poderão ser encontradas no organismo dos atletas deverá aumentar um pouco. As Comissões provavelmente deverão permitir mais nanogramas”, conclui White.
 
Em maio de 2013, a Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês) aumentou o índice considerado aceitável para substâncias encontradas na droga de 15 para 150 nanogramas por milímetro de sangue. Em setembro do mesmo ano, a Comissão Atlética de Nevada, principal reguladora das competições do UFC, elevou o índice de aceitação de metabólitos de maconha de 50 para 150 nanogramas.