Topo

MMA


UFC queria Anderson no TUF 4 mesmo após doping. Comissão atlética vetou

Dirigente do UFC revelou que Comissão Atlética vetou participação de brasileiro no programa  - Joel Silva/Folhapress
Dirigente do UFC revelou que Comissão Atlética vetou participação de brasileiro no programa Imagem: Joel Silva/Folhapress

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/03/2015 12h25

O UFC lançou nesta quarta-feira a quarta temporada do seu reality show no Brasil, o TUF 4. Inicialmente o programa seria comandado pelos treinadores Maurício Shogun e Anderson Silva, que iniciou as gravações e foi substituído pelos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro após ser flagrado no antidoping. A franquia, no entanto, tinha como objetivo manter Spider mesmo após o problema, mas foi impedido pela Comissão Atlética de Nevada.

"Inicialmente era Shogun e Anderson. Mas o Anderson foi flagrado no antidoping. Como resultado, a Comissão Atlética não permitiu que ele participasse mais do programa. Eles têm esse poder de regular também a participação dos atletas no TUF. Ele foi removido", disse Lawrence Epstein, vice-presidente executivo do UFC.

"O objetivo era mantê-lo mesmo após o doping, mas infelizmente não conseguimos isso. A comissão vetou mesmo. A boa noticia é que há muitas lendas nesse país que vão manter o esporte em alta. Anderson é uma lenda, mas teremos o Rodrigo e o Rogério que vieram para manter o brilho do programa", completou o dirigente. 

Shogun, Minotauro e Minotouro lamentaram a situação de Anderson, que teve que ser removido do show já durante as gravações. Rodrigo, inclusive, disse que os lutadores escolhidos por Spider sentiram demais a ausência do ídolo.

“Foi uma situação difícil para a gente. Foi delicado. Para chegar lá e cumprir toda a expectativa feita em cima do maior ídolo do esporte. Os lutadores foram escolhidos pelo Anderson. Trocamos a gasolina com o avião no ar. Foi bem difícil nesse sentido. Os lutadores sentiram bastante a saída dele. As primeiras semanas foram complicadas. Tivemos trabalho dobrado. Fomos chamados [ao lado de Minotouro] para dar esse peso”, explicou Rodrigo Minotauro.

“Fomos avisados quatro dias antes da viagem. Foi uma surpresa grande. O anúncio foi feito na hora para os atletas. Dali em diante assumimos a equipe comandada pelo Anderson. Foi tenso. Os atletas ficaram olhando e imaginando como seria. Somos amigos do Anderson, que é o grande ídolo do MMA. Foi difícil superar a expectativa”, completou Rogério Minotouro.

Já Shogun usou do bom-humor para explicar a situação. O lutador fez uma piada com a escolha dos irmãos para substituir Anderson Silva. Ele, por outro lado, fez questão de elogiar a dupla, que 'salvou' a quarta edição do reality show.

“Fiquei muito triste coma notícia do evento, ele gravou uma semana e saiu. Ficou covardia os dois contra eu [risos]. Abrilhantou ainda mais a vinda dos dois ao TUF. O Anderson é um cara que todos querem ver. É o maior ídolo nosso. Eles estão à altura, pois são duas lendas e ídolos mundiais. Fiquei triste pelo Anderson, pois a Comissão Atlético não permitiu gravar. Mas fiquei feliz com a vinda dos dois”, concluiu Maurício Shogun.