Topo

MMA

Ex-lutador de MMA diz que pensou em suicídio após demência pugilística

Reprodução
Ex-lutador de MMA, Gary Goodridge pensou em suicídio após diagnóstico Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/01/2016 17h37

Ex-lutador de MMA, com passagens por eventos como UFC, e os extintos Pride e K-1, Gary Goodridge foi diagnosticado há quatro anos com Encefalopatia Traumática Crônica, uma doença cerebral degenerativa, que afeta principalmente pacientes que sofreram lesões constantes na cabeça, e ficou conhecida como “demência pugilística”. Nesta semana, Goodridge decidiu relatar um pouco sobre sua vida após o diagnóstico, e revelou ter pensado até em suicídio.

“Honestamente, eu acredito que, se não fosse pelos remédios que estou tomando, minha vida teria acabado muito tempo atrás. Eu teria tirado a minha vida, absolutamente. Deficiência mental é algo enorme. Me deixou aleijado”, desabafou o ex-lutador ao programa norte-americano de TV Inside MMA.

Durante um mês, Goodridge gravou uma espécie de diário em vídeo para mostrar sua rotina diária convivendo com a doença. “Meus dias são uma droga. Quando eu acordo, sinto vontade de voltar para a cama”, descreveu o ex-lutador. Hoje com 49 anos de idade, o ex-lutador se aposentou com 23 vitórias, 22 derrotas e um empate na carreira.

Questionado se poderia ter um emprego para ocupar seu tempo, Goodridge deu uma resposta aflitiva. “Eu poderia ter um emprego, mas aí eu esqueceria que tenho um emprego”, resumiu. Alguns dos sintomas da doença são problemas de memória, demência ou declínio na capacidade mental, parkinsonismo ou tremores e falta de coordenação motora. Casos da Encefalopatia Traumática Crônica têm sido descritos também entre atletas de outras modalidades espoertivas, como futebol americano, hóquei e rúgbi.

Goodridge foi diagnosticado com um tipo específico de Encefalopatia Traumática Crônica, a demência degenerativa. Os médicos lhe informaram que seu caso só deve piorar ao longo do tempo. “[Médicos me disseram:] ‘Não melhora. Esse é o melhor que você vai ficar’”, relatou.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!