Topo

MMA


Recuperada do trauma, Ronda Rousey diz que derrota "tinha de acontecer"

Do UOL, em São Paulo

26/03/2016 12h55

Ronda Rousey parece ter superado o trauma da derrota marcante para Holly Holm, que lhe rendeu o cinturão do UFC. Depois de uma recuperação sofrida, em que disse ter chegado a pensar em suicídio, a ex-campeã dos galos agora fala que o nocaute “tinha de acontecer” para seu crescimento pessoal dentro do octógono.

“Todo revés não é o fim do mundo, é só o começo de uma lição. Aquilo tinha de acontecer para que eu aprendesse certas coisas. Não é sobre ser completamente infalível, é sobre ficar melhor. E não há espaço para melhoras na perfeição”, disse Ronda segundo o site Bloody Elbow.

Em um evento para mulheres da Reebok, patrocinadora do UFC, Ronda tentou passar adiante lições que disse ter tirado da sua primeira derrota no MMA. Em novembro do ano passado, um chute incrível de Holly Holm derrubou a então campeã, que teve de passar por uma cirurgia de reconstrução dos lábios e ficou isolada do público e da mídia por alguns meses.

Ronda voltou à imprensa contando detalhes sobre o período de reclusão. Em entrevista ao programa Ellen, da atriz Ellen Degeneres, a lutadora foi ás lágrimas e admitiu que pensou em suicídio. Depois da derrota de Holly Holm para Miesha Tate, no entanto, a ex-judoca tem mostrado mais confiança ao falar de seu futuro no MMA.

“Quando se trata de desafios, eu honestamente acredito que as coisas acontecem por uma razão. Na hora é difícil do ponto de vista pessoal, emocional e é duro deixar para trás, mas você tem de acreditar em você mesma porque no fim, daqui a dois, cinco, dez anos você vai olhar para trás e pensar que aquela foi a melhor coisa que te aconteceu”, disse Ronda.

De volta aos treinos, Ronda Rousey deve completar a trilogia contra Miesha Tate antes de enfrentar Holly Holm novamente. Atual detentora do cinturão, Miesha é uma rival histórica da ex-judoca, mas já foi derrotada duas vezes pela adversária na disputa.