Topo

MMA


Jon Jones deixa UFC 200 por doping e luta com Daniel Cormier é cancelada

AP Photo/John Locher
Imagem: AP Photo/John Locher

Do UOL, em São Paulo

07/07/2016 00h49

A revanche entre Daniel Cormier e Jon Jones bateu na trave mais uma vez. A apenas três dias do UFC 200, o ex-campeão foi pego no doping e retirado do card do evento. Dessa maneira, a luta principal passa a ser o combate entre Mark Hunt e Brock Lesnar.

“Não consigo explicar exatamente como estou me sentindo nesse momento. Estou muito desapontado, trabalhei duro por isso”, afirmou Daniel Cormier, em entrevista coletiva feita às pressas pelo UFC.

"Estou muito surpreso porque Jon Jones parecia bem, estava falando as coisas certas, colocou um time para cuidar de sua vida. Não só seu treinador na academia, mas também um treinador de crise pessoal. Fiquei muito surpreso. Mas, no final das contas, se ele estava melhor, quem sou eu para apontar o dedo? Eu já fiz algumas coisas ruins na minha vida, já tive um divórcio por coisas que fiz fora do meu casamento. Não sou perfeito. Se alguém já me deu chances, ele merece uma chance se for fazer as coisas certas. Eu não ligo, não quero julgá-lo o tempo todo, mas estou muito surpreso. Não sou o tipo de cara que gosta de bater em quem está no chão, mas a USADA está limpando o nosso esporte", continuou.

Jones testou positivo em um exame realizado em 16 de junho, ainda no período fora de competição. Por causa disso, ele pode ser suspenso por até dois anos pela USADA (Agência de Doping dos Estados Unidos).

“É uma m... Eu não sei mais o que dizer. É uma infelicidade”, afirmou Dana White.

Também presente na coletiva, Jeff Novitsky, responsável pelo programa antidoping do UFC, afirmou que a proximidade do evento fez com que a organização retirasse Jones do card do UFC 200.

“Jon Jones foi pego em um teste feto pela USADA no dia 16 de junho, no período fora de competições. A USADA vai cuidar de todo o processo, para que o atleta possa ter um proceso justo. Porém, como Jones estava escalado para competir contra Cormier, não tivemos tempo suficiente para fazer esse julgamento, e ele foi retirado do card. Por isso, a luta entre Brock Lesnar e Mark Hunt vai ser agora a luta principal”.

Essa é a segunda vez que Jones é flagrado no doping. Na outra ocasião, quando ainda era dono do cinturão dos meio-pesados, ele foi pego com cocaína. O caso também havia sido fora do período de competição e ele não foi suspenso, apenas multado.

No início do ano passado, Jones voltou ter problemas. Ele fugiu de um acidente e acabou preso. Por causa disso, o norte-americano perdeu o cinturão dos meio-pesados do UFC e ficou fora do octógono por mais de um ano.

Seu retorno aconteceu em abril deste ano. Inicialmente, ele enfrentaria Daniel Cormier, mas o atual campeão dos meio-pesados se machucou e foi cortado. Dessa maneira, Ovince St Preux foi escalado em seu lugar e perdeu para Jones por decisão unânime dos jurados.

Dana White afirmou ainda que um novo adversário para Daniel Cormier não foi descartado. “Talvez alguém apareça para lutar com Cormier no último minuto. Coisas estranhas acontecem”, afirmou.

Questionado, Cormier se mostrou disposto a enfrentar outro lutador. “Treinei duro e por muito tempo. Se alguém quiser lutar, eu luto”.