Topo

MMA


Lyoto aceita punição de 18 meses por doping, mas já pode lutar em 2017

Lyoto Machida recebeu punição de 18 meses por exame antidoping - Alex Trautwig/Getty Images
Lyoto Machida recebeu punição de 18 meses por exame antidoping Imagem: Alex Trautwig/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/11/2016 17h00

O brasileiro Lyoto Machida já sabe quando poderá voltar ao octógono do UFC. Afastado por tempo indeterminado desde que foi pego em um exame antidoping, o lutador aceitou nesta quarta-feira a punição de 18 meses por ter utilizado substâncias proibidas pela USADA (Agência Norte-Americana Antidoping).

Apesar da pena imposta ser de um ano e meio, a punição funciona de maneira retroativa, ou seja, Lyoto poderá voltar ao octógono a partir de 8 de outubro de 2017, data de quando testou positivo em um exame antidoping pela entidade.

Na época, em abril deste ano, Lyoto tinha confronto agendado contra Dan Henderson para o UFC Tampa. Após a notificação da USADA, o brasileiro, no entanto, admitiu ter tomado uma substância proibida fora do período de competições e precisou ser retirado do card.

Por meio de um pronunciamento em sua página em uma rede social, Lyoto explicou que consumiu o suplemento 7-Keto, que contém a substância DHEA, encontrada em produtos comercializados nas lojas de suplementos e bastante popular. O lutador aproveitou o pronunciamento para se desculpas com os fãs, chegando inclusive a chorar. A substância aparece na lista de substâncias proibidas da WADA (Agência Mundial Antidoping) desde 2012.

"Fui pego de surpresa come essa notícia. Está sendo muito difícil para mim. Treinei muito para essa luta, com toda a minha equipe. Quero dizer que não sabia dessa substância, tanto que coloquei no meu teste. Essa substância foi banida em 2016. Foi um erro meu, assumo. Quero pedir desculpas a todos vocês. Tento sempre jogar limpo, mas dessa vez aconteceu", explicou Lyoto.

 

 

Quer receber notícias de MMA de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.