Topo

MMA


Randamie passa fácil por Holly Holm e se torna 1ª campeã peso pena do UFC

Anthony Geathers/Getty Images/AFP
Imagem: Anthony Geathers/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/02/2017 04h06

A holandesa Germaine de Randamie venceu a norte-americana Holly Holm no UFC 208, em Nova York, na madrugada deste domingo (11), e tornou-se a primeira campeã peso pena feminino (65,7 kg) da organização. A luta valia o título inaugural da nova divisão e foi vencida por Randamie em decisão unânime dos juízes (triplo 48-47). 

A expectativa é que a próxima desafiante ao cinturão seja a brasileira Cris Cyborg. "Eu quero lutar contra todos. Se eu precisar lutar contra Cyborg, luto. No momento tenho de fazer uma cirurgia na mão, e depois disso veremos o que acontece", disse Randamie, ainda no octógono. 

"Holanda, você agora tem uma campeã do UFC", completou, emocionada e eufórica. 

Randamie é menos famosa no Ultimate do que a rival que bateu no octógono. Tem cinco duelos na organização e conquistou seu quarto triunfo - o mais importante, sem dúvida. A holandesa aproveitou estratégia bem desenhada: nos dois primeiros rounds, esperou Holm tomar as primeiras atitudes para golpear forte nos contra-ataques. Holly percebeu a desvantagem no segundo assalto e tentou algumas quedas, mas não teve sucesso. 

Duas ações de Randamie nos instantes finais do segundo e do terceiro assaltos chamaram a atenção: primeiro a peso pena conectou cotovelada depois do gongo, mas, considerando que o golpe foi dado no embalo da luta, não sofreu punição. Na sequência, também após aviso de término de round, desferiu série de socos na oponente e desta vez até mostrou a língua, em sinal de deboche. O árbitro lhe puxou a orelha e não tirou pontos. 

Foi um passeio para Germaine de Randamie. Após vencer quatro rounds, todos no mesmo desenho de contragolpes, só controlou os últimos cinco minutos a fim de assegurar o cinturão. Holly Holm, atordoada, apostou em quedas no período que encerrou o duelo. Estratégia ruim: não teve força para concretizá-las e, no clinch, apenas perdeu tempo - ela, afinal, precisava de um nocaute ou uma finalização. Não aconteceu: a holandesa venceu fácil. 

Holm ganhou popularidade no UFC ao ser a primeira mulher a vencer Ronda Rousey, em novembro de 2015. Na oportunidade, tomou da compatriota, que até então estava invicta na carreira, o cinturão peso galo feminino da organização. Ela perdeu o posto menos de um ano depois, para Miesha Tate. 

E a derrota para Tate deflagrou mau momento na carreira da moça. Na sequência, perdeu também para Valentina Schevchenko. Agora, emplaca três reveses consecutivos. 

Antes, no UFC 208

Anderson Silva venceu Derek Brunson por decisão unânime;
Ronaldo Jacaré venceu Tim Boetsch por finalização;
Glover Teixeira venceu Jared por decisão unânime;
Dustin Poirier venceu Jim Miller por decisão majoritária;
Belal Muhammad venceu Randy Brown por decisão unânime;
Wilson Reis venceu Ulka Sasaki por decisão unânime;
Islam Makhachev venceu Nik Lentz por decisão unânime;
Rick Glenn venceu Phillipe Nover por decisão dividida;
Ryan LaFlare venceu Roan 'Jucão' Carneiro por pontos.