MMA

Brasileiro diz que pode repetir nocaute incrível e se vê perto de McGregor

Jeff Haynes/AP Photo
Edson Barboza espera vencer para ter oportunidade de disputar cinturão Imagem: Jeff Haynes/AP Photo

Guilherme Dorini

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/03/2017 04h00

Quando falamos em Edson Barboza, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Difícil não ser aquele chute rodado aplicado no inglês Tim Etim, no UFC 142, no Rio de Janeiro. O nocaute foi plástico e coroado como o melhor de 2012 ao final do ano. Escalado para voltar ao octógono neste sábado (11), em Fortaleza, o lutador brasileiro diz que pode repetir a dose, vencer e, com isso, ficar próximo de ter uma oportunidade pelo cinturão dos leves (até 70 kg), que hoje pertence ao irlandês Conor McGregor.

“Sempre existe essa possibilidade, né?”, disse em entrevista ao UOL Esporte sobre a possibilidade de acertar um golpe com tamanha plasticidade novamente. “Se eu sentir a mão dele abaixando, se sentir a oportunidade, por que não? Eu gosto de arriscar muito, principalmente com a perna. Então, se ele me der brecha, vou estar pronto para isso”.

UFC/Divulgação
Nocaute de Edson Barboza foi eleito o mais bonito de 2012 Imagem: UFC/Divulgação

Ele, citado por Edson, é Beneil Dariush, iraniano naturalizado americano, nono colocado no ranking dos leves. Assim como o brasileiro, Dariush, 27 anos, vem de duas vitórias seguidas e é considerado um dos grandes desafios da divisão.

“Meus treinadores sempre procuram me deixar tranquilo, me passam confiança e falam para eu ser o Edson Barboza de sempre, fazer o que sempre faço. Acredito neles. Tenho certeza que, se fizer tudo que eles me passam, tudo vai dar certo”, avaliou Edson Barboza. “Ele tem brechas e trabalhamos muito em cima dos pontos fracos dele. No entanto, cada luta é diferente. Vamos ver o que ele vai tentar fazer na hora. Tenho um arsenal preparado”, acrescenta.

Além de McGregor, campeão da divisão, Barboza está atrás apenas de três lutadores do ranking, já que Rafael dos Anjos, quarto colocado, optou por trocar de categoria. Os outros três são Eddie Alvarez, que acabou de perder o cinturão para o irlandês, Khabib Nurmagomedov e Tony Ferguson. Os dois últimos estavam com luta marcada para decidir o próximo adversário de Conor, mas o russo foi retirado do card após passar mal antes da pesagem do UFC 209.

AP/Nam Y. Huh
Barboza venceu Gilbert Melendez em sua última luta no UFC Imagem: AP/Nam Y. Huh

Com esse cenário, o brasileiro acredita que uma vitória contra Dariush já o coloca como o próximo desafiante ao título. “O Eddie perdeu o cinturão agora e não deve voltar tão cedo para o titleshot. Então, se emplacar mais uma vitória, sou o próximo da lista. E mais: acredito que deve acontece neste ano ainda. Khabib e Ferguson devem se enfrentar, ou seja, um tira o outro da disputa, e, aí, faz a disputa com o Conor. Sou o próximo”, declarou.

Edson Barboza ainda usou a trajetória de Alvarez para confirmar seu status no UFC. “Não tenho dúvida desta situação. Posso usar como exemplo o próprio Alvarez, que teve a chance depois de uma sequência exatamente como a minha”.

Alvarez, na época, perdeu para Donald Cerrone e teve sua oportunidade de cinturão depois de vencer Anthony Pettis e Gilbert Melendez, os mesmos dois adversários derrotados pelo brasileiro nas últimas duas vezes em que subiu no octógono.

Confira tudas as lutas do UFC Fortaleza:
Acompanhe o evento em tempo real no Placar UOL Esporte
 
Card principal
 
Vitor Belfort x Kelvin Gastelum
Maurício Rua x Gian Villante
Edson Barboza x Beneil Dariush
Jussier Formiga x Ray Borg
Bethe Correia x Marion Reneau
Alex "Caubói" x Tim Means
 
Card preliminar
 
Francisco ‘Massaranduba’ x Kevin Lee
Serginho Moraes x Davi Ramos
Rani Yahya x Joe Soto
Michel ‘Trator x Josh Burkman
Rony Jason x Jeremy Kennedy
Garreth McLellan x Paulo Henrique ‘Borrachinha’

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Redação
Blog do Ohata
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Redação
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Blog do Ohata
Redação
Redação
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Redação
Ag. Fight
Ag. Fight
Topo