Topo

MMA


Johnson domina brasileiro e iguala recorde de Anderson como campeão do UFC

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/04/2017 23h13

Não há homem páreo para Demetrious Johnson entre os peso-mosca (57 kg) do UFC. Neste sábado (15), em evento em Kansas City (EUA), o campeão finalizou o brasileiro Wilson Reis com uma chave de braço e igualou o recorde de Anderson “Spider” Silva ao conseguir sua décima defesa de cinturão bem-sucedida.

A vitória de ‘DJ’ era quase carta marcada. Ele já “fez a limpa” na divisão, derrotando qualquer adversário que lhe aparecesse na frente, e era considerado amplamente favorito pelas casas de apostas. Apesar do apurado jiu-jitsu, Wilson Reis não conseguiu surpreender o campeão. Líder do ranking peso-por-peso do UFC, Johnson agora tem 26 vitórias na carreira, sendo 12 em sequência (ele não perde desde 2011).

À medida que cresce sua sequência de vitórias, Johnson se dá ao luxo de abrir mão da modéstia. Quando perguntado sobre o feito de defesas de cinturão seguidas, solta o verbo. "George St. Pierre e Anderson Silva foram campeões muito bons, claro, mas eu sou o melhor campeão a pisar em um octágono porque finalizo os meus adversários. Senhoras e senhores: eu sou o melhor", anunciou.

Agora resta saber se o UFC vai seguir procurando novos adversários para Demetrious Johnson. Se assim for, o também norte-americano Ray Borg pode ser o próximo a lutar pelo cinturão — ele nunca enfrentou o campeão e é o quarto no ranking de desafiantes dos peso-mosca. O líder desta lista é Joseph Benavidez, que já perdeu de Johson duas vezes (em 2012 e 2013).

Johnson controla e castiga

O primeiro round teve Wilson Reis no centro do octógono e Johnson mantendo distância, entrando e saindo, bem ao seu modo. Foi boa a movimentação do brasileiro, que chegou a conseguir um chute alto e uma queda, mas Johnson acertou mais golpes e foi melhor.

Reis seguiu decidido, mas sofreu com a agilidade de DJ. O campeão emplacou dois cruzados de direita e ficou cada vez mais solto no combate. O brasileiro soube absorver os primeiros golpes, mas depois foi castigado no chão e salvo pelo gongo.

À vontade em pé, Demetrious Johnson fez do cansaço de Reis a sua grande arma. As tentativas do brasileiro de levar a luta ao chão sempre encontraram a boa defesa do norte-americano, que respondia com golpes certeiros. A distância estabelecida por Johnson era ideal para entrar, bater e sair sem dar a Wilson Reis a chance de derrubá-lo. Acertando uma queda, o campeão passou a guarda facilmente, montou e finalizou na chave de braço aos 4:49 do terceiro round.

Confira todos os resultados da noite:

Card Principal
Demetrious Johnson derrotou Wilson Reis (finalização)
Rose Namajunas derrotou Michelle Waterson (finalização)
Robert Whittaker derrotou Ronaldo Souza (nocaute)
Renato Moicano derrotou Jeremy Stephens (decisão dividida)

Card Preliminar
Alexander Volkov derrotou Roy Nelson (decisão unânime)
Tom Duquesnoy derrotou Patrick Williams (nocaute)
Rashid Magomedov derrotou Bobby Green (decisão dividida)
Tim Elliott derrotou Louis Smolka (decisão unânime)
Aljamain Sterling derrotou Augusto "Tanquinho" Mendes (decisão unânime)
Devin Clark derrotou Jake Collier (decisão unânime)
Anthony Smith derrotou Andrew Sanchez (nocaute)
Zak Cummings derrotou Nathan Coy (finalização)
Ketlen Vieira derrotou Ashlee Evans-Smith (decisão dividida)