Topo

MMA


Dana White promete pagar dívida de cinturões a 'DJ': "Ele merece"

Johnson dominou e finalizou Wilson Reis para igualar recorde de Anderson Silva - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Johnson dominou e finalizou Wilson Reis para igualar recorde de Anderson Silva Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/04/2017 17h04

Os cinturões são itens em disputa no UFC, não objetos a se colecionar. Em geral os campeões não ganham um novo cinturão a cada vez que o defendem, mas a organização deve abrir exceção para Demetrious Johnson. O campeão do peso-mosca (57 kg) venceu o brasileiro Wilson Reis no último sábado (15) e ampliou para dez o número de defesas bem-sucedidas.

Dana White, o presidente do UFC, saiu do evento em Kansas City (EUA) maravilhado. Tão empolgado que prometeu acatar ao pedido de Johnson, que antes da luta reclamou que o UFC lhe “devia oito cinturões” por cada defesa de cinturão tinha vencido até então (agora já são nove de dívida).

“Vou dar estes cinturões a ele. Ele merece”, garante Dana, explicando como funciona a premiação. “Veja, não é bem assim que as coisas geralmente funcionam. As pessoas não ganham cinturões toda hora: você defende seu título e mantém seu cinturão. Se formos distribuir cinturões a cada defesa, bem, seria um monte de dinheiro”, pondera, admitindo que a organização nem tem tantos cinturões assim e terá que encomendar para encaminhar a Johnson. “Será um pouco como dar cópias de segurança do cinturão dele, mas vamos fazer”, promete.

Toda a gentileza do presidente do UFC tem a ver com a marca alcançada por ‘DJ’. Em Kansas City ele igualou Anderson “Spider” Silva, até então o único a ter dez defesas de cinturão bem-sucedidas. A vitória veio com uma chave de braço em Wilson Reis, que tem no currículo um título mundial de jiu-jitsu.

“Escute, ele tem mais uma luta e se ele quebrar o recorde de Anderson Silva? Ele já é o melhor lutador peso-por-peso no mundo e tem melhorado cada vez mais, literalmente destruindo os adversários”, elogia Dana White. “Esse cara é uma absoluta aberração da natureza.”