Topo

MMA

Sede do UFC 211 recebeu Brasil em 94, e estádio sobrevive com universidades

Ormuzd Alves/Folhapress
Romário comemora gol contra a Holanda na Copa de 1994 Imagem: Ormuzd Alves/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

04/05/2017 04h00

O UFC chega na próxima semana a Dallas, nos Estados Unidos, cidade que já abrigou a seleção brasileira tetracampeã mundial. Em 1994, os comandados de Carlos Alberto Parreira venceram a Holanda por 3 a 2, nas quartas de final da Copa do Mundo. O palco da vitória que teve a famosa "bomba" de Branco e o "nana-nenê" de Bebeto foi o Cotton Bowl, um dos maiores estádios norte-americanos, mas que passa longe dos grandes eventos atualmente.

Construído em 1930, o estádio já foi casa de dois times de futebol americano: o Dallas Texans e o Dallas Cowboys. O primeiro se mudou para Kansas e adotou o nome de Kansas City Chiefs. O segundo deixou o local para uma nova casa, o Cowboys Stadium, com capacidade para mais de 105 mil pessoas.

Tom Pennington/Getty Images
Imagem: Tom Pennington/Getty Images

Depois de 23 anos da Copa do Mundo, o Cotton Bowl sobrevive graças a jogos de futebol americano universitário. Mesmo tendo perdido para o Cowboys Stadium o tradicional jogo que leva seu nome, o estádio ainda é casa da partida entre os times universitários Oklahoma Sooners e Texas Longhorns, uma tradição de mais de 80 anos.

Mesmo recebendo apenas alguns jogos do "college football" e as partidas do FC Dallas, da MLS, o Cotton Bowl foi reformado em 2008. O estádio ampliou sua capacidade de 68.252 lugares para 92.100.

A situação do estádio se assemelha com alguns outros palcos de jogos da Copa do Mundo de 1994. O Pontiac Silverdome, localizado em Detroit, está em péssimo estado de conservação, tendo sido fechado entre 2001 e 2010. Já o Giants Stadium (Nova Jérsei) e o Foxboro Stadium (Massachusetts) foram demolidos.

Ronald Martinez/Getty Images
Oklahoma Sooners e Texas Longhorns fazem tradicional jogo no Cotton Bowl Imagem: Ronald Martinez/Getty Images

Na Copa do Mundo de 1994, o Cotton recebeu outros cinco jogos: Espanha 2 x 2 Coreia do Sul, Nigéria 3 x 0 Bulgária, Alemanha 3 x 2 Coreia do Sul, Argentina 0 x 2 Bulgária e Arábia Saudita 1 x 3 Suécia.

O UFC 211 está marcado para o dia 13 de maio, em Dallas, nos Estados Unidos. O evento contará com dois combates valendo cinturão: Stipe Miocic x Junior Cigano e Joanna Jedrzejczyk x Jéssica Andrade.

UFC 211 (Dallas)
13 de maio

Card Principal

Pesados: Stipe Miocic x Junior Cigano
Palha feminino: Joanna Jedrzejczyk x Jéssica Andrade
Meio-médio: Demian Maia x Jorge Masvidal
Penas: Frankie Edgar x Yair Rodríguez
Moscas: Henry Cejudo x Sergio Pettis

Card Preliminar

Leves: Eddie Alvarez x Dustin Poirier
Penas: Chas Skelly x Jason Knight
Médio: Krzysztof Jotko x Dave Branch
Leves: Marco Polo Reyes x James Vick
Palha feminine: Jessica Aguilar x Cortney Casey
Penas: Jared Gordon x Michel Quinones
Pesados: Chase Sherman x Rashad Coulter
Penas: Gabriel Benítez x Enrique Barzola

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!