MMA

Joanna sofre para bater peso, mas confirma luta com Jéssica no UFC 211

Reprodução
Joanna usa biombo para conseguir bater o peso e confirmar a luta do UFC 211 Imagem: Reprodução

Brunno Carvalho

Do UOL, em Dallas (EUA)

12/05/2017 12h52

A pesagem oficial do UFC 211 foi de tensão para Joanna Jedrzejczyk. A polonesa subiu à balança faltando apenas 10 minutos para o tempo limite e precisou de um biombo para se pesar sem roupa. Apesar da dificuldade, a atual campeã dos palhas cravou 52,2kg, peso máximo para validar o combate pelo cinturão.

Adversária de Joanna pelo título dos palhas, Jéssica Andrade foi logo a segunda lutadora a subir na balança nesta sexta-feira (12), em uma sala de conferência do hotel Sheraton, em Dallas (EUA). Com uma expressão sorridente, ela marcou 51,9kg, abaixo do peso máximo da categoria (52,2kg).

Mudança recente no UFC, a pesagem oficial passa longe dos olhos do público. Diferentemente do que acontece no ginásio, com Bruce Buffer anunciando e encaradas tensas, o momento é de extrema concentração – cada lutador só pode ir uma vez para a balança principal tentar bater o peso.

Um a um os lutadores são anunciados. Neste momento, não existe ordem oficial: quem se sentir confiante para subir avisa a organização e espera pela sua vez. Na hora da verdade, o atleta caminha em direção à balança posicionada no meio da sala de conferência e de frente para um batalhão de jornalistas a procura de fotos e vídeos.

Brunno Carvalho/UOL
Organização se atrapalhou antes da pesagem de Frankie Edgar Imagem: Brunno Carvalho/UOL

Mesmo com o clima tenso e de total concentração por parte dos lutadores, uma série de trapalhadas do membro do Departamento de Licenciamento e Regulamentação do Texas, responsável pela pesagem chamaram a atenção.

Logo na primeira pesagem do dia, do ex-campeão Frankie Edgar, o organizador se atrapalhou com a balança e deixou cair um dos mecanismos no chão, gerando algumas risadas. Passado o imprevisto, o americano conseguiu marcar o peso de 65,9kg, dentro do excedente de uma libra (0,4 kg) dos penas, permitida para lutas que não valem cinturão.

A cada lutador que subia à balança, um pedido da organização se repetia: ficar cinco segundos a mais posicionado para tirar fotos e vídeos oficiais. O problema é que quase nenhum dos atletas entendia logo de cara o que era para fazer, gerando uma série de “por favor” e “olhe para essa câmera”.

Reprodução
Imagem: Reprodução

O campeão dos pesados, Stipe Miocic, só foi para a balança quase uma hora depois do início do evento – os lutadores têm um espaço de duas horas para se pesarem. Antes de o americano subir na balança, o organizador perguntou de quem se tratava. O campeão marcou 111,6kg e confirmou o combate valendo o cinturão.

Entre o hiato até o próximo lutador se oferecer para se pesar, um personagem atraiu a atenção dos jornalistas. O cachorro da lutadora Rose Namajunas invadiu a sala de conferência, deu uma rápida caminhada pelos profissionais da imprensa e se retirou do local.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Junior Cigano deixou para os últimos momentos para bater o peso. O relógio marcava 12h42 (de Brasília) quando o brasileiro saiu das cortinas para subir à balança. Mesmo com a demora, o catarinense não teve dificuldades para confirmar a luta do título: 111,1kg.

Depois do brasileiro só faltava uma pessoa a se pesar: Joanna Jedrzejczyk. A polonesa apareceu faltando apenas 10 minutos para o final, com uma expressão bastante séria. Contando com a ajuda de um biombo, a atual campeã tirou a roupa e subiu a balança. Após a tensão, o alívio: 52,2kg e a confirmação do combate pelo título.

Antes de Joanna, apenas Jorge Masvidal e James Vick precisaram se pesar sem calção e com ajuda de uma tolha para bater os respectivos pesos. O primeiro, adversário de Demian Maia nos meio-médios, marcou 77,6kg, dentro da libra extra permitida. Vick, com uma expressão de cansaço, também conseguiu ficar dentro do limite permitido para os leves: 70,8kg.

O UFC 211 acontece neste sábado (13), em Dallas, nos Estados Unidos. O card contará com duas disputas de cinturão: Stipe Miocic x Junior Cigano e Joanna Jedrzejczyk x Jéssica Andrade.

CARD PRINCIPAL

Cinturão dos pesados: Stipe Miocic (111,6 kg) x Junior ‘Cigano’ (111,1 kg)
Cinturão dos palhas (52,2 kg): Joanna Jedrzejczyk (52,2 kg) x Jéssica ‘Bate-Estaca’ (51,9 kg)
Meio-médio (77,6 kg): Demian Maia (77,3 kg) x Jorge Masvidal (77,6 kg)
Pena (66,2 kg): Frankie Edgar (65,9 kg) x Yair Rodríguez (66,2 kg)
Médio (84,4 kg): Krzysztof Jotko (83,9 kg) x David Branch (83,9 kg)
Leve (70,8 kg): Chas Skelly (66,2 kg) x Jason Knight (66,2 kg)

CARD PRELIMINAR

Leve (até 70,8 kg): Eddie Alvarez (70,8 kg) x Dustin Poirier (70,8 kg)
Leve (70,8 kg): Marco Polo Reyes (69,8 kg) x James Vick (70,8kg)
Palha (52,6 kg): Jessica Aguilar (52,2 kg) x Courtney Casey (52,6 kg)
Pesado (até 120,7 kg): Chase Sherman (113,4 kg) x Rashad Coulter (109,3 kg)
Pena (66,2 kg): Gabriel Benítez (65,9 kg) x Enrique Barzola (66,2 kg)
Meio-pesado (93,4 kg): Joachim Christensen (92,7 kg) x Gadzhimurad Antigulov (92,5 kg)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Redação
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Blog do Ohata
Redação
Redação
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Redação
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Ag. Fight
Redação
Ag. Fight
Topo