Topo

MMA


Amanda Nunes lidera o UFC 213 para manter o único cinturão do Brasil

Do UOL, em São Paulo

08/07/2017 04h00

O UFC 213 deste sábado trará uma pressão extra sobre Amanda Nunes. Além de vencer Valentina Shevchenko, a “Leoa” terá a missão de manter o Brasil na lista de campeões do Ultimate. Depois da derrota de José Aldo para Max Holloway, o país conta apenas com o cinturão de Amanda em seu poder.

No início do ano, a situação brasileira prometia estar melhor quando julho chegasse. José Aldo era campeão nos penas e Junior Cigano e Jéssica Bate-Estaca lutariam pelos cinturões dos pesados e dos palhas do UFC.

Os resultados, porém, não vieram. Jéssica fez uma grande luta contra Joanna Jedrzejczyk, mas a polonesa acabou mantendo o cinturão por decisão unânime dos juízes. No mesmo evento em maio, Cigano durou apenas 2m22 contra Stipe Miocic. O brasileiro acabou nocauteado ainda no primeiro round e deu adeus ao sonho do título.

Mais tarde, no início de junho, foi a vez de José Aldo deixar a lista de campeões. No Rio de Janeiro, Max Holloway chocou o público brasileiro e nocauteou o dono da casa no terceiro round.

Caso Amanda perca para Valentina, o Brasil voltará a viver uma situação de exatamente um ano atrás. Em 8 de julho de 2016, Rafael dos Anjos perdeu para Eddie Alvarez e deixou o país sem nenhum campeão.

A situação incômoda, porém, durou pouco naquela vez. Apenas dois dias mais tarde, Amanda venceu Miesha Tate e José Aldo superou Frankie Edgar, deixando o Brasil com dois títulos da organização.

Dessa vez, a seca se vier durará pelo menos por mais 20 dias. O próximo brasileiro a tentar um cinturão será Demian Maia, que lutará contra o campeão dos meio-médios, Tyron Woodley, no UFC 214, em 29 de julho.

O UFC 213 terá início a partir das 20h (de Brasília) no sábado. O canal “Combate” transmitirá o evento e você pode acompanhar em tempo real no Placar UOL.

UFC 213
8 de julho, em Las Vegas (EUA)

CARD PRINCIPAL

Peso-galo: Amanda Nunes x Valentina Shevchenko
Peso-médio: Yoel Romero x Robert Whittaker
Peso-pesado: Daniel Omielanczuk x Curtis Blaydes
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Alistair Overeem
Peso-leve: Anthony Pettis x Jim Miller

CARD PRELIMINAR

Peso-pesado: Travis Browne x Alexey Oliynyk
Peso-meio-médio: Chad Laprise x Brian Camozzi
Peso-médio: Thiago Marreta x Gerald Meerschaert
Peso-meio-médio: Jordan Mein x Belal Muhammad
Peso-galo: Rob Font x Douglas D'Silva
Peso-pena: Cody Stamann x Terrion Ware
Peso-meio-pesado: Trevin Giles x James Bochnovic